Programa de Transição Energética

A partir do segundo semestre de 2020, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) desenvolveram o Programa de Transição Energética. O objetivo do projeto foi criar um fórum de partes interessadas para disseminar e discutir cenários de transição energética de longo prazo no Brasil e desenvolver cenários de energia de longo prazo com base em um fórum independente e neutro de partes interessadas.

O programa foi estruturado em três grandes fases. A primeira delas, denominada divergência, teve o objetivo de mapear as principais tendências e incertezas críticas através de uma série de eventos virtuais, em debates com especialistas, público e partes interessadas. Em seguida na fase convergência foram realizados diálogos com empresas do setor de energia para, a partir de insumos da primeira fase, priorizar as incertezas críticas, definir balizadores e construir narrativas de três diferentes cenários neutralidade liquida de carbono no Brasil. A terceira e última fase foi o desenvolvimento da quantificação dos cenários com base na metodologia adotada pelo Cenergia/PPE/COPPE/UFRJ.

Em fevereiro de 2023, como resultado final do processo desenvolvido, foi publicado o Relatório "Neutralidade de carbono até 2050: cenários para a transição eficiente no Brasil" e o "Caderno Executivo do Programa de Transição Energética". Ambas as publicações podem ser acessadas abaixo.