Energia Elétrica

A EPE atua em uma série de estudos específicos envolvendo a expansão da Capacidade de Geração e Transmissão (como estudos sobre fontes específicas de geração, metodologia e cálculo da garantia física de projetos e estudos de planejamento em geral) e o consumo de Energia Elétrica no país. Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades.

Últimas Notícias da área de atuação

Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 é entregue ao Presidente da República

26/02/2021 - O PDE 2030 indica as perspectivas da expansão do setor de energia no horizonte de dez anos, dentro de uma visão integrada para os diversos energéticos. O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participaram nesta quinta-feira (25/02), em Foz do Iguaçu (PR), do ato simbólico de lançamento do Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 (PDE 2030). O PDE permite comunicação ampla com a sociedade, incluindo os agentes do setor energético e de outros segmentos.

EPE publica síntese dos estudos realizados no âmbito dos Estudos de Inventário da Bacia do Rio Negro

10/02/2021 - A bacia hidrográfica do rio Negro é uma bacia internacional compartilhada pelos territórios do Brasil, Colômbia, Venezuela e Guiana. A área de interesse dos Estudos corresponde ao trecho nacional dessa bacia, a montante da foz do rio Branco, no norte do estado do Amazonas, e tem como característica, além da grande extensão, um alto grau de preservação ambiental, acessos precários e presença expressiva de áreas legalmente protegidas.

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens dos Leilões de Energia Nova A3/2021 e A-4/2021

09/02/2021 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (ONS NT 0008/2021 / EPE-DEE-RE-008/2021) referente à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico para definição da capacidade de escoamento de instalações da Rede Básica, Demais Instalações de Transmissão (DIT) e Instalações de Interesse Exclusivo de Centrais de Geração para Conexão Compartilhada (ICG). O procedimento da divulgação foi estabelecido pela Portaria MME nº 444, de 25 de agosto de 2016, em seu artigo 3º, §5º.

Últimas publicações da área de atuação

Nota Técnica - Bases para a Consolidação da Estratégia Brasileira do Hidrogênio

O objetivo dessa Nota Técnica é abordar aspectos conceituais e fundamentais para a construção da estratégia brasileira de hidrogênio.

Nota Técnica - Síntese dos Estudos de Inventário da Bacia do Rio Negro

A síntese dos Estudos de Inventário da Bacia do Rio Negro apresenta as notas técnicas revisadas e seus respectivos anexos dos estudos de engenharia e socioambientais realizados nessa bacia com o intuito de avaliar o potencial hidrelétrico dessa bacia.

Nota Técnica - Dados de entrada para modelos elétricos e energéticos: metodologias e premissas

A Nota Técnica tem o objetivo de apresentar a metodologia e as premissas para obtenção de dados de geração representativos das usinas eólicas e fotovoltaicas centralizadas para os estudos de planejamento da geração e transmissão realizados pela EPE.