Energia Elétrica

A EPE atua em uma série de estudos específicos envolvendo a expansão da Capacidade de Geração e Transmissão (como estudos sobre fontes específicas de geração, metodologia e cálculo da garantia física de projetos e estudos de planejamento em geral) e o consumo de Energia Elétrica no país. Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades.

Últimas Notícias da área de atuação

EPE promoveu um evento sobre o lançamento da Nota Técnica “Análise das experiências Estatais internacionais relativas à pobreza e justiça energética: Definições, indicadores, medidas e governança”

15/03/2024 - O evento do lançamento da Nota Técnica marca o vigésimo aniversário da lei de autorização da criação da empresa. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu um evento do lançamento da Nota Técnica, nesta sexta-feira,15, que foi escolhido para marcar o vigésimo aniversário da lei que autorizou a criação da EPE, com abertura feita pelo presidente da EPE Thiago Prado; Com participação do Consultor técnico Arnaldo dos Santos, Analista Vinicius Rosenthal da superintendência de Meio Ambiente, Diretor de Estudos Econômicos-Energéticos e Ambientais Thiago Ivanoski, superintendente de Meio Ambiente Elisangela Medeiros, superintendente de Estudo Econômicos Energéticos Carla Achão, com participação virtual da Assessora especial do Ministro de Minas e Energia Mariana de Assis e Diretor do departamento de Universalização e Políticas sociais de Energia Elétrica do MME André Luiz Dias de Oliveira.

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 9,1% em janeiro e registra o segundo maior consumo mensal de toda a série histórica. Desde outubro de 2023 o país registra consumos recordes de eletricidade

29/02/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 46.715 GWh em janeiro de 2024, alta de 9,1% comparado a janeiro de 2023. Este foi o segundo maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

Últimas publicações da área de atuação

Nota Técnica sobre Pobreza e Justiça Energética

A Nota Técnica “Análise de Experiências Estatais Internacionais relativas à Pobreza e Justiça Energética: Definições, Indicadores, Medidas e Governança” apresenta um conjunto de experiências internacionais relativas ao tema.

EPE lança a primeira fase do PASI - Portal de Acompanhamento e Informações dos Sistemas Isolados

A plataforma digital PASI foi projetada para se tornar referência no planejamento dos Sistemas Isolados, contendo informações de Mercado, Geração, Custo de Consumo de Combustível, dentre outras.

Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados – Ciclo 2023

A EPE publica os resultados do Planejamento dos Sistemas Isolados, a partir das informações apresentadas pelas distribuidoras em 2023, conforme estabelecido na Portaria MME n. 59/2022.