Cooperação Internacional

A participação técnica do Brasil em diversas agendas internacionais é fundamental para a preservação e projeção dos interesses nacionais no contexto global, especialmente no setor energético. Esse engajamento contribui significativamente para consolidar o protagonismo do país na área de energia, resultando em oportunidades positivas para novos investimentos em nível nacional.

Ao longo dos anos, temos atuado como importantes interlocutores do MME, oferecendo apoio técnico ao Ministério para a construção da agenda internacional do país em temas de interesse do setor energético.

A EPE mantem importantes parcerias e colaborações com instituições de referência no cenário internacional para o setor de energia, como é o caso da Agência Internacional de Energia (IEA), da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), o Fórum Econômico Mundiala Deutsche Gesellschaft fur Internationale Zusammenarbeit (GIZ), o Nacional Renewable Energy Laboratory (NREL), entre outros.  Além disso, a EPE colabora ativamente com vários arranjos e iniciativas internacionais, tais como a Clean Energy Ministerial e a Mission Innovation. 

Nos últimos anos, nossos colaboradores tiveram a oportunidade de participar de importantes missões técnicas, além de eventos e reuniões focadas no aperfeiçoamento técnico em questões relacionadas ao setor de energia. 

Nossa atuação conta com o apoio do NCAI, Núcleo de Coordenação da Agenda Internacional, unidade de natureza consultiva que coordena a atuação da empresa e apoia as decisões nos assuntos internacionais e no relacionamento institucional. Destaque-se que além das parcerias e cooperações já mencionadas, a EPE também estabelece acordos operacionais com entidades congêneres, tanto no âmbito nacional como internacional.

Mais informações sobre a nossa atuação internacional podem ser encontradas no nos links abaixo:

Cooperação Internacional Brasil-Alemanha