Planos Estratégicos e Táticos

Instrumentos de Gestão Estratégica da Empresa de Pesquisa Energética

O Planejamento Estratégico da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) é uma ferramenta de gestão que mapeia o caminho e as estratégias para atingir os objetivos de curto, médio e longo prazos da organização. Ele funciona como um roteiro, que determina não apenas onde a empresa está, mas também aonde ela quer chegar e quais são as ações necessárias para cumprir esta jornada.

Trata-se, portanto, de um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial, com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.

Construído para se adaptar à natureza dos negócios da organização, o Planejamento Estratégico da EPE se desdobra em três dimensões (estratégica, tática e operacional), sob gestão do Conselho de Administração, Diretoria Executiva e Diretorias/Superintendências, respectivamente.

Pela ótica estratégica, a EPE segue o que determina o art. 23 da Lei nº 13.303/2016 e instituiu dois documentos, que são elaborados anualmente pelo Comitê Executivo de Gestão Estratégica (CGEX), sob coordenação da Diretoria Executiva da EPE, e aprovados pelo Conselho de Administração até a última reunião ordinária de cada exercício anual. São eles: (a) Plano Estratégico de Longo Prazo (PLP), para o ciclo de 5 anos posteriores; e (b) Plano de Negócios Anual (PNA), para o ano seguinte. 


A Figura 1 a seguir apresenta a estrutura dos instrumentos de Gestão Estratégica da EPE.


figura nova.png

Figura 1. Instrumentos de Gestão Estratégica da EPE

A vantagem desse arranjo é conferir flexibilidade para que a administração da empresa possa responder com agilidade sobretudo às demandas do Ministério de Minas e Energia (MME), ditadas pela agenda da Política Pública. Nesse sentido, é possível, em determinadas janelas, repriorizar programas e projetos estratégicos para ampliar o impacto nos objetivos e indicadores estratégicos e, em última instância, aos clientes da empresa e sociedade em geral.

Cabe ressaltar que o Plano Estratégico de Longo Prazo 2023-2027 e o Plano de Negócios Anual 2023 foram aprovados pelo Conselho de Administração na reunião ordinária de dezembro de 2022, por meio das Deliberações do Conselho de Administração (DCA) nº 057/231ª e nº 058/231ª, respectivamente.

 

Os links a seguir detalham as informações apresentadas nos  últimos ciclos do Planejamento Estratégico da empresa: 


Planejamento Estratégico da EPE (ciclo 2023-2027) 
Planejamento Estratégico da EPE (ciclo 2022-2026) 
Planejamento Estratégico da EPE (ciclo 2021-2025)
Planejamento Estratégico da EPE (ciclo 2020-2023)
Planejamento Estratégico da EPE (ciclo 2016-2019)
Comitê Executivo de Gestão Estratégica (CGE-X)