Estatísticas

Dentro da sua atuação institucional, a EPE tem a responsabilidade de apurar e consolidar dados e produzir estatísticas relativas ao consumo e oferta de energia do Brasil. Estas estatísticas, por sua vez, subsidiam tanto a realização de diagnósticos quanto de estudos prospectivos para expansão do setor energético brasileiro.

As estatísticas produzidas pela EPE são consolidadas em diversas publicações como o Balanço Energético Nacional, o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, além de um conjunto de planilhas, tabelas e documentos disponibilizados à sociedade.  Em outras publicações mais específicas, como a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica e Boletim de Conjuntura Energética,  e que voce encontra na seção de Publicações, além da divulgação das estatísticas é apresentada ainda análise periódica sobre o comportamento desses mercados.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades.

Últimas Notícias da área de atuação

A EPE divulga mais uma edição do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2023

02/06/2023 - A EPE divulga mais uma edição do Anuário Estatístico de Energia Elétrica. Nesta edição são apresentados dados de geração e capacidade de geração de energia elétrica,

EPE publica estudo sobre a desigualdade do consumo residencial de energia elétrica brasileiro por classes de renda

13/03/2023 - Para o planejamento da expansão da oferta de energia de um país, é preciso identificar as necessidades energéticas dos seus setores demandantes, incluindo o consumo dos segmentos produtivos e das famílias em relação aos diversos serviços energéticos por eles demandados. Quanto melhor o diagnóstico da situação atual, ou seja, quanto mais e melhor se conhece a demanda energética dos diferentes extratos de consumo, mais subsídios se tem para a elaboração de um planejamento energético cada vez mais adequado às reais necessidades da sociedade, contemplando ações e indicações de políticas públicas mais bem direcionadas.

Resenha Mensal: O consumo nacional de energia elétrica foi de 42.837 GWh em janeiro de 2023, crescimento de 0,6% em comparação com mesmo mês de 2022

28/02/2023 - O consumo nacional de energia elétrica foi de 42.837 GWh em janeiro de 2023, crescimento de 0,6% em comparação com mesmo mês de 2022. A classe residencial (+1,8%) puxou a alta, seguida pelas classes comercial (+1,4%) e industrial (+1,2%). No acumulado em 12 meses o consumo nacional registrou 508.954 GWh, alta de 1,4% em comparação ao período imediatamente anterior.

Últimas publicações da área de atuação

Atlas de Eficiência Energética Brasil 2022

Este documento tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores.

Fact-Sheet Consumo Residencial de Energia por Classes de Renda

Para o planejamento da expansão da oferta de energia de um país, é preciso identificar as necessidades energéticas dos seus setores demandantes...

Boletim Anual de Transmissão - 2022

​Em 2022, a EPE realizou análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade.