Estatísticas

Dentro da sua atuação institucional, a EPE tem a responsabilidade de apurar e consolidar dados e produzir estatísticas relativas ao consumo e oferta de energia do Brasil. Estas estatísticas, por sua vez, subsidiam tanto a realização de diagnósticos quanto de estudos prospectivos para expansão do setor energético brasileiro.

As estatísticas produzidas pela EPE são consolidadas em diversas publicações como o Balanço Energético Nacional, o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, além de um conjunto de planilhas, tabelas e documentos disponibilizados à sociedade.  Em outras publicações mais específicas, como a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica e Boletim de Conjuntura Energética,  e que voce encontra na seção de Publicações, além da divulgação das estatísticas é apresentada ainda análise periódica sobre o comportamento desses mercados.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades.

Últimas Notícias da área de atuação

EPE promoverá Webinar sobre Eficiência Energética

29/09/2022 - No dia 19 de outubro, a EPE promoverá um webinar internacional com o objetivo de evidenciar que é fundamental harmonizar conceitos de eficiência energética, objetivos políticos e indicadores, que são selecionados para monitorar e avaliar o desempenho da política e o cumprimento de metas. Em outras palavras, os conceitos são muito importantes para desenhar boas políticas e selecionar o conjunto adequado de indicadores de eficiência energética.

Carga de energia deve aumentar 1,7% em 2022, aponta 1ª revisão quadrimestral

05/04/2022 - EPE, ONS e CCEE informam que a média anual de crescimento será de 3,4% até 2026. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgaram os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2022-2026.

EPE publica Atlas da Eficiência Energética Brasil 2021 – Relatório de Indicadores

31/01/2022 - Este documento tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores. Em 2020 foi publicado o primeiro “Atlas da Eficiência Energética no Brasil – Relatório de Indicadores” – com a análise até o ano 2018. Este documento atualiza e complementa, de forma mais sintética, o primeiro relatório com dados até o ano 2020, consolidando o quinto ciclo de trabalho da EPE na elaboração do banco de dados de indicadores de eficiência energética.

Últimas publicações da área de atuação

Atlas da Eficiência Energética Brasil 2021

Este documento tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores.

Ferramenta para Avaliação de Viabilidade de Ônibus a Biometano

O processo de elaboração da ferramenta levou em conta a interação entre a Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos (SEE) e a Superintendência de Derivados e Biocombustíveis (SDB) da EPE.

Diagnóstico Regional da Rede Elétrica – PDE 2030

O Diagnóstico Regional da Rede Elétrica – PDE 2030 apresenta as avaliações de desempenho futuro do SIN no horizonte 2024-2033