Estatísticas

Dentro da sua atuação institucional, a EPE tem a responsabilidade de apurar e consolidar dados e produzir estatísticas relativas ao consumo e oferta de energia do Brasil. Estas estatísticas, por sua vez, subsidiam tanto a realização de diagnósticos quanto de estudos prospectivos para expansão do setor energético brasileiro.

As estatísticas produzidas pela EPE são consolidadas em diversas publicações como o Balanço Energético Nacional, o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, além de um conjunto de planilhas, tabelas e documentos disponibilizados à sociedade.  Em outras publicações mais específicas, como a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica e Boletim de Conjuntura Energética,  e que voce encontra na seção de Publicações, além da divulgação das estatísticas é apresentada ainda análise periódica sobre o comportamento desses mercados.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades.

Últimas Notícias da área de atuação

Carga de energia deve aumentar 1,7% em 2022, aponta 1ª revisão quadrimestral

05/04/2022 - EPE, ONS e CCEE informam que a média anual de crescimento será de 3,4% até 2026. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgaram os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2022-2026.

EPE publica Atlas da Eficiência Energética Brasil 2021 – Relatório de Indicadores

31/01/2022 - Este documento tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores. Em 2020 foi publicado o primeiro “Atlas da Eficiência Energética no Brasil – Relatório de Indicadores” – com a análise até o ano 2018. Este documento atualiza e complementa, de forma mais sintética, o primeiro relatório com dados até o ano 2020, consolidando o quinto ciclo de trabalho da EPE na elaboração do banco de dados de indicadores de eficiência energética.

Resenha Mensal: O consumo nacional de eletricidade em novembro foi 41.940 GWh, o maior valor para o mês em toda a série histórica, desde 2004.

29/12/2021 - O consumo nacional de eletricidade em novembro foi 41.940 GWh, o maior valor para o mês em toda a série histórica, desde 2004. O consumo avançou 1,4% em comparação com mesmo período de 2020, revertendo a retração apresentada no mês de outubro. O comércio e a indústria tiveram um bom desempenho e puxaram a expansão. O consumo acumulado em 12 meses totalizou 499.361 GWh, crescimento de 5,3% comparado ao período anterior.

Últimas publicações da área de atuação

Atlas da Eficiência Energética Brasil 2021

Este documento tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores.

Ferramenta para Avaliação de Viabilidade de Ônibus a Biometano

O processo de elaboração da ferramenta levou em conta a interação entre a Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos (SEE) e a Superintendência de Derivados e Biocombustíveis (SDB) da EPE.

Diagnóstico Regional da Rede Elétrica – PDE 2030

O Diagnóstico Regional da Rede Elétrica – PDE 2030 apresenta as avaliações de desempenho futuro do SIN no horizonte 2024-2033