Estatísticas

Dentro da sua atuação institucional, a EPE tem a responsabilidade de apurar e consolidar dados e produzir estatísticas relativas ao consumo e oferta de energia do Brasil. Estas estatísticas, por sua vez, subsidiam tanto a realização de diagnósticos quanto de estudos prospectivos para expansão do setor energético brasileiro.

As estatísticas produzidas pela EPE são consolidadas em diversas publicações como o Balanço Energético Nacional, o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, além de um conjunto de planilhas, tabelas e documentos disponibilizados à sociedade.  Em outras publicações mais específicas, como a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica e Boletim de Conjuntura Energética,  e que voce encontra na seção de Publicações, além da divulgação das estatísticas é apresentada ainda análise periódica sobre o comportamento desses mercados.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades.

Últimas Notícias da área de atuação

Inova-e apresenta atualização de dados de investimentos de inovação em energia no Brasil

28/12/2022 - EPE vem buscando aprimorar o monitoramento da inovação no setor de energia no Brasil. Nos anos de 2018 e 2019 foram desenvolvidos um amplo mapeamento dos investimentos brasileiros em Pesquisa, Desenvolvimento e Demonstração (PD&D), a partir da iniciativa Grande Impulso de Energia (Energy Big Push), uma parceria entre EPE, CEPAL e CGEE, que contou com o apoio do Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério de Relações Exteriores (MRE).

EPE publica séries históricas de investimentos em energia elétrica

09/11/2022 - Diante da relevância de avanços frequentes no mapeamento, estruturação e ampla divulgação de dados e informações do setor de energia elétrica, a EPE publica consolidação do histórico de investimentos no setor de energia elétrica, considerando os segmentos de distribuição; mini e microgeração distribuída; pesquisa, desenvolvimento & inovação; eficiência energética; transmissão; e geração de energia centralizada.

EPE promove Webinar sobre Eficiência Energética

27/10/2022 - Na última Quarta-feira (19/10), a EPE promoveu o Webinar sobre Eficiência Energética: Usos e Limites de Indicadores de Eficiência Energética em Comparações Internacionais e sua Implicação nas Negociações Climáticas, contando com a colaboração do Ministério de Minas e Energias. Com o objetivo de destacar os conceitos de eficiência energética, objetivos e indicadores da política como ferramentas de criação de boas políticas e cumprimentos de metas, o Webinar buscou conscientizar tomadores de decisão nacionais e internacionais, especialistas e profissionais sobre as implicações corretas e necessárias no âmbito da eficiência energética

Últimas publicações da área de atuação

Histórico de Investimentos em Energia Elétrica 2010-2020

Diante da relevância de avanços frequentes no mapeamento, estruturação e ampla divulgação de dados e informações do setor de energia elétrica, a EPE publica consolidação do histórico de investimentos no setor de energia elétrica.

Atlas da Eficiência Energética Brasil 2021

Este documento tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores.

Ferramenta para Avaliação de Viabilidade de Ônibus a Biometano

O processo de elaboração da ferramenta levou em conta a interação entre a Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos (SEE) e a Superintendência de Derivados e Biocombustíveis (SDB) da EPE.