Institucional

Nesta seção, são divulgadas informações institucionais e organizacionais da Empresa de Pesquisa Energética, compreendendo suas funções, competências, estrutura organizacional, relação de autoridades ("quem é quem"), agenda de autoridades, horários de atendimento e legislação do órgão.

Competências da EPE

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE tem por finalidade realizar estudos e pesquisas para subsidiar a formulação, implementação e avaliação da política e do planejamento energético brasileiro.

Missão

Realizar estudos e pesquisas de alta qualidade visando subsidiar o planejamento, o desenvolvimento e a política energética nacional.

Visão

Ser uma organização proativa, inovadora e reconhecida por sua excelência técnica em estudos e pesquisas no setor energético.

Valores

Os valores são os princípios a serem observados nas ações e condutas dos empregados e dirigentes. Constituem os valores da EPE: comprometimento, dialogo, ética, inovação e respeito ao ser humano, conforme detalhamento a seguir.

  • Comprometimento - Alinhamo-nos à missão, visão e objetivos institucionais da Empresa, superando obstáculos e encarando os desafios como força motivadora para atingir o resultado efetivo para a sociedade brasileira.

  • Diálogo - Buscamos a prática do diálogo franco, respeitoso e profissional, num ambiente de convivência e estímulo a diferentes perspectivas, respeitando a opinião alheia e o direito democrático de expressão das pessoas e entidades que se relacionam com a instituição, como instrumento para a integração, inovação e relevância do nosso trabalho.

  • Ética - Em nossas ações, compromissos e relações em geral, consideramos essenciais a transparência, a impessoalidade, a integridade, a isonomia e a não discriminação como fundamentos para uma atuação visando um planejamento energético de excelência.

  • Inovação - Estamos permanentemente em busca de novas formas, práticas e atitudes que geram valor para a sociedade e que estejam alinhadas às transformações tecnológicas no setor energético e à gestão pública e corporativa.

  • Respeito ao Ser Humano - Em nossas atitudes valorizamos e respeitamos a dignidade, as necessidades e os direitos individuais e a diversidade, pois entendemos a pluralidade e a cidadania como chaves para uma rica troca de experiências entre os colaboradores e sociedade.

Base jurídica

Lei 10.847, de 15 de Março de 2004.

Autoriza a criação da Empresa de Pesquisa Energética – EPE e dá outras providências.

Decreto 5.184, de 16 de Agosto de 2004.

Cria a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, aprova seu Estatuto Social e dá outras providências.

Decreto nº 3.520/2000: D3520 (planalto.gov.br)

Dispõe sobre a estrutura e o funcionamento do Conselho Nacional de Política Energética - CNPE e dá outras providências, prevendo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética – EPE na sua composição.

Estatuto Social 

Estatuto Social

Regimento Interno

Regimento Interno

Endereços e horário de funcionamento

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO PROTOCOLO: 

8:00 às 19:00 (no 5º andar do escritório-central)

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS ESCRITÓRIOS: 

8:30 às 12:00 e 13:30  às 18:00

Escritório-central (corpo técnico e base operacional)

Praça Pio X, n. 54 – 5º andar, Centro
Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20091-040
Tel.: (21) 3512-3100
Fax: (21) 3512-3198

Escritório-sede

Esplanada dos Ministérios Bloco "U" - Ministério de Minas e Energia - Sala 744 - 7º andar
Brasília – DF – CEP: 70.065-900
Telefone: (61) 2032-5896