Meio Ambiente

Os estudos elaborados pela EPE são orientados pelo conceito de sustentabilidade, considerando, em suas análises, questões associadas à minimização dos impactos socioambientais na produção, geração e transmissão de energia e às discussões em âmbito nacional e internacional sobre mudança do clima, incluindo a financiabilidade para a manutenção de uma matriz de baixo carbono.

A necessidade da elaboração de estudos para um planejamento energético ambientalmente sustentável e do cumprimento das normativas legais associadas é preocupação constante da EPE desde sua criação e está presente em suas atividades e produtos.

Nessa seção você encontra mais informações sobre as principais linhas de atuação da EPE em meio ambiente e energia.

Últimas Notícias da área de atuação

Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 é entregue ao Presidente da República

26/02/2021 - O PDE 2030 indica as perspectivas da expansão do setor de energia no horizonte de dez anos, dentro de uma visão integrada para os diversos energéticos. O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participaram nesta quinta-feira (25/02), em Foz do Iguaçu (PR), do ato simbólico de lançamento do Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 (PDE 2030). O PDE permite comunicação ampla com a sociedade, incluindo os agentes do setor energético e de outros segmentos.

Lançamento da Nota Técnica Impacto na saúde humana pelo uso de biocombustíveis na Região Metropolitana de São Paulo

24/02/2021 - Com o presente estudo, a EPE avalia o impacto na saúde humana decorrente do uso de biocombustíveis no setor de transportes, na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

EPE publica síntese dos estudos realizados no âmbito dos Estudos de Inventário da Bacia do Rio Negro

10/02/2021 - A bacia hidrográfica do rio Negro é uma bacia internacional compartilhada pelos territórios do Brasil, Colômbia, Venezuela e Guiana. A área de interesse dos Estudos corresponde ao trecho nacional dessa bacia, a montante da foz do rio Branco, no norte do estado do Amazonas, e tem como característica, além da grande extensão, um alto grau de preservação ambiental, acessos precários e presença expressiva de áreas legalmente protegidas.

Últimas publicações da área de atuação

Nota Técnica - Síntese dos Estudos de Inventário da Bacia do Rio Negro

A síntese dos Estudos de Inventário da Bacia do Rio Negro apresenta as notas técnicas revisadas e seus respectivos anexos dos estudos de engenharia e socioambientais realizados nessa bacia com o intuito de avaliar o potencial hidrelétrico dessa bacia.

Nota Técnica Precificação de Carbono: Riscos e Oportunidades para o Brasil

A presente Nota Técnica busca revisitar aspectos teóricos e históricos que fundamentam a precificação de carbono para que se possa construir uma análise crítica e assim subsidiar um posicionamento técnico acerca deste assunto.

Informe Técnico sobre Estudo de caso para a introdução de ônibus elétricos no município do Rio de Janeiro

O informe teve como objetivo principal relatar o estudo de caso sobre a inserção de ônibus elétrico à bateria na frota do serviço de transporte público do Rio de Janeiro.