Meio Ambiente

Os estudos elaborados pela EPE são orientados pelo conceito de sustentabilidade, considerando, em suas análises, questões associadas à minimização dos impactos socioambientais na produção, geração e transmissão de energia e às discussões em âmbito nacional e internacional sobre mudança do clima, incluindo a financiabilidade para a manutenção de uma matriz de baixo carbono.

A necessidade da elaboração de estudos para um planejamento energético ambientalmente sustentável e do cumprimento das normativas legais associadas é preocupação constante da EPE desde sua criação e está presente em suas atividades e produtos.

Nessa seção você encontra mais informações sobre as principais linhas de atuação da EPE em meio ambiente e energia.

Últimas Notícias da área de atuação

EPE publica Nota Técnica que apresenta a análise socioambiental dos empreendimentos incluídos no ciclo 2021/2022 do Plano Indicativo de Oleodutos

03/05/2022 - A Nota Técnica apresenta a análise socioambiental dos empreendimentos incluídos no ciclo 2021/2022 do Plano Indicativo de Oleodutos (PIO). No documento são descritos os principais elementos socioambientais presentes nas áreas referenciais estabelecidas para os terminais e nas regiões de passagem dos traçados e corredores de estudo definidos para os oleodutos.

EPE publica a Nota Técnica sobre a Produção e Consumo de Hidrogênio em Refinarias no Brasil

02/05/2022 - O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo; entretanto, raramente é encontrado em sua forma elementar na Terra, onde deve ser produzido a partir de uma matéria-prima contendo-o, mediante o consumo de energia. A produção de hidrogênio através de combustíveis fósseis apresenta-se como o principal processo para obtenção deste energético.

Giovani Vitória Machado e Heloísa Borges participam do seminário Green Technology for Sustainable Oceans

25/02/2022 - O Diretor de Estudos Econômicos e Energéticos da EPE, Giovani Vitória Machado, e a Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloísa Borges, estiveram presentes no seminário Green Technology for Sustainable Oceans (Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis), a bordo do veleiro Statsraad Lehmkuhl, no Pier Mauá- Rio de Janeiro, no dia 24/02.

Últimas publicações da área de atuação

Plano Indicativo de Oleodutos – Análise Socioambiental aplicada ao ciclo 2021/2022

A Nota Técnica apresenta a análise socioambiental dos empreendimentos incluídos no ciclo 2021/2022 do Plano Indicativo de Oleodutos (PIO).

Nota Técnica Produção e Consumo de Hidrogênio em Refinarias no Brasil

Esta publicação objetiva explicar, de forma simplificada, o funcionamento das unidades de processo em refinarias que produzem e que consomem hidrogênio, detalhando sua capacidade de produção nas refinarias domésticas.

Nota Técnica sobre Hidrogênio Turquesa

O presente estudo é o quarto publicado pela EPE sobre o tema Hidrogênio e faz parte da parceria com o Programa de Energia para o Brasil (Brazil Energy Programme - BEP).