Meio Ambiente

Os estudos elaborados pela EPE são orientados pelo conceito de sustentabilidade, considerando, em suas análises, questões associadas à minimização dos impactos socioambientais na produção, geração e transmissão de energia e às discussões em âmbito nacional e internacional sobre mudança do clima, incluindo a financiabilidade para a manutenção de uma matriz de baixo carbono.

A necessidade da elaboração de estudos para um planejamento energético ambientalmente sustentável e do cumprimento das normativas legais associadas é preocupação constante da EPE desde sua criação e está presente em suas atividades e produtos.

Nessa seção você encontra mais informações sobre as principais linhas de atuação da EPE em meio ambiente e energia.

Últimas Notícias da área de atuação

EPE realiza III Workshop “Consideração de Benefícios Ambientais no Setor Elétrico” em sequência ao debate público sobre a Lei 14.120/2021

09/08/2021 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com o apoio da Agência Internacional de Energia (IEA), realizou, nos dias 5 e 6 de agosto, o terceiro Workshop, com o objetivo de aprofundar o debate sobre desafios e oportunidades da criação de um mercado de carbono para o Setor Elétrico.

3º Workshop Consideração de Benefícios Ambientais no Setor Elétrico - É hora de um mercado de carbono?

30/07/2021 - Para encerrar o ciclo de debates que irão subsidiar a elaboração das diretrizes para a implementação, no Setor Elétrico, de mecanismos para a consideração dos benefícios ambientais, no âmbito da Lei 14.120, a EPE junto ao MME e à Agencia Internacional de Energia (IEA) promovem 3º Workshop nos dias 05 e 06 de agosto de 2021, às 10 h.

EPE realiza II Workshop “Consideração de Benefícios Ambientais no Setor Elétrico” em sequência ao debate público sobre a Lei 14.120/2021

26/07/2021 - No dia 23/07, às 10h, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) realizou o segundo Workshop "Consideração de Benefícios Ambientais no Setor Elétrico”, com o objetivo é prosseguir com o debate público, iniciado em abril, para avaliar os desafios e oportunidades da criação de um mercado de carbono para o Setor Elétrico e, possivelmente, outros setores. Promovido pelo MME e EPE, o evento estimulou discussões técnicas sobre a Lei 14.120/2021 com a opinião de dirigentes de associações do Setor Energético e da Indústria.

Últimas publicações da área de atuação

Nota Técnica - Levantamento da legislação para licenciamento ambiental de empreendimentos de geração de energia elétrica por fonte solar

A Nota Técnica representa uma iniciativa conjunta da Eletrobras e da EPE para apresentar um levantamento sobre as normas específicas e estudos requeridos para o licenciamento ambiental de empreendimentos de geração de energia elétrica por fonte solar.

Nota Técnica Síntese dos estudos cartográficos realizados no âmbito dos Estudos de Viabilidade da UHE Prainha

A nota técnica que está sendo publicada apresenta uma síntese dos estudos cartográficos realizados no Estudo de Viabilidade da UHE Prainha, chamada de Apêndice Cartográfico, e os seus anexos.

Estudos Socioambientais da bacia do rio Negro, AM

A bacia hidrográfica do rio Negro é localizada no norte do estado do Amazonas e tem como características, além da grande extensão, um alto grau de preservação e presença expressiva de áreas legalmente protegidas.