Meio Ambiente

Os estudos elaborados pela EPE são orientados pelo conceito de sustentabilidade, considerando, em suas análises, questões associadas à minimização dos impactos socioambientais na produção, geração e transmissão de energia e às discussões em âmbito nacional e internacional sobre mudança do clima, incluindo a financiabilidade para a manutenção de uma matriz de baixo carbono.

A necessidade da elaboração de estudos para um planejamento energético ambientalmente sustentável e do cumprimento das normativas legais associadas é preocupação constante da EPE desde sua criação e está presente em suas atividades e produtos.

Nessa seção você encontra mais informações sobre as principais linhas de atuação da EPE em meio ambiente e energia.

Últimas Notícias da área de atuação

Apresentação do Estudo Ambiental da Área Sedimentar Terrestre do Solimões

25/08/2020 - No dia 18/08/2020, foi apresentado o Estudo Ambiental da Área Sedimentar Terrestre do Solimões (EAAS Solimões), elaborado pelo Consórcio Piatam-Coppetec, contratado pela EPE. Estiveram presentes ao evento online 70 convidados, pertencentes à EPE, ao Consórcio e às seguintes instituições: MME, MMA, ANP, Ibama, ICMBio e ANA.

Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE participa da webinar Visão 2050 – Energia

24/06/2020 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, participou na manhã desta quarta-feira, 24/06, do webinar Visão 2050 - Energia, organizado e promovido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS, onde foram debatidos os cenários de futuro para o Brasil e o mundo para as indústrias de energia.

EPE publica "Fact Sheet: Energia eólica no Nordeste" e o "Boletim Trimestral de energia eólica - Junho 2020"

23/06/2020 - A região Nordeste concentra quase 90% da capacidade eólica instalada no país e possui diferentes perfis de vento dependendo do local. Na EPE, estes perfis são analisados em escalas anuais, mensais e horárias, buscando avaliar a contribuição da fonte eólica, sobretudo em momentos de menor geração, como foi o caso do 1º trimestre de 2020.

Últimas publicações da área de atuação

Informe Técnico sobre Estudo de caso para a introdução de ônibus elétricos no município do Rio de Janeiro

O informe teve como objetivo principal relatar o estudo de caso sobre a inserção de ônibus elétrico à bateria na frota do serviço de transporte público do Rio de Janeiro.

Nova versão da Ferramenta para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) disponibiliza a nova versão da ferramenta para avaliação técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos municipais lançada em 2019.

Nota Técnica: Projetos Eólicos nos Leilões de Energia

Esta Nota Técnica apresenta um retrato dos empreendimentos eólicos cadastrados na EPE para os diversos Leilões de Energia que contaram com a participação dessa fonte.