Depoimentos

A EPE

Paulo Pedrosa

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) foi criada em 2004 com o intuito principal de organizar as atividades de planejamento energético no Brasil, servindo de braço técnico e subsidiando o processo de formulação, planejamento e implementação de ações e políticas públicas conduzidas pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Veja mais.


Nunca estivemos tão próximos

Luiz Eduardo Barata Ferreira

No início da década de 70 do século passado, quando uma única empresa era responsável pela coordenação do planejamento da expansão e da operação do sistema elétrico, as equipes técnicas envolvidas nessas atividades eram duas tribos que praticamente não falavam o mesmo idioma. Os profissionais envolvidos não se conheciam, os estudos realizados não utilizavam os mesmos dados básicos nem empregavam os mesmos modelos de simulação e os resultados não eram compartilhados, o que impedia que os dois processos tivessem qualquer interação.

Veja mais.


Parcerias que dão certo

Márcio Felix

Criada em 2004 a Empresa de Pesquisa Energética tem participado ativamente das grandes discussões que dizem respeito ao setor energético brasileiro. Em minhas atuações anteriores neste setor eu já possuía conhecimento e interação com a EPE. Mas foi desde julho de 2016, quando nomeado Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), que aprimoramos a já existente relação de parceria entre as instituições. Em especial, com o desenvolvimento e crescimento dos programas Gás para Crescer e RenovaBio em união com a ANP e o próprio MME.

Veja mais.


Planejar a expansão, desafio perene do setor elétrico brasileiro

Romeu Donizete Rufino

O atual modelo do Setor Elétrico Brasileiro tem o Ministério de Minas e Energia (MME) no exercício do Poder Concedente e como formulador das políticas setoriais. A Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, é o órgão regulador do setor com a missão de regulamentar, fiscalizar e dirimir conflitos entre os agentes, além de promover outorgas por delegação do MME. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) viabiliza as atividades de compra e venda de energia e responde pela contabilização e pela liquidação financeira no mercado de curto prazo e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), é responsável pela operação dos sistemas elétricos brasileiros.

Veja mais.


A retomada da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis

Décio Oddone

O Brasil é o décimo maior produtor mundial de petróleo, o sétimo maior consumidor de derivados e o terceiro maior consumidor de combustíveis de transporte no mundo. O setor representa 11% do PIB industrial (CNI, 2014) e é responsável por cerca da metade da nossa oferta interna de energia. Todavia, ao contrário do que possa parecer, nossos números não refletem o potencial do país. Temos: menos de 5% das áreas sedimentares contratadas; dezenas de projetos de E&P atrasados; parque de refino insuficiente para atender nossa demanda, nos tornando importador líquido de derivados; déficit de infraestrutura e logística no gás natural e abastecimento.

Veja mais.