EPE interativa


[Anuário Estatístico de Energia Elétrica] [Balanço Energético Nacional] [BiodivEPE] [Dashboard Biometano-RJ] [Dashboard Energia Eólica onshore] [Dashboard Energia Solar] [Inova-e] [Mapa Interativo dos Mandatos de Teor de Biocombustíveis Líquidos do Setor de Transportes no Mundo[Ônibus Elétrico] [Ônibus a Biometano] [Painel de Dados de Micro e Minigeração Distribuída] [Painel de Consolidação do PDE 2031] [Painel de Dados de Eólicas Offshore] [Painel de Dados de Potencial Técnico de Produção de Hidrogênio [Painel de Monitoramento das Capacidades Remanescentes de Escoamento do SIN[Painel de Monitoramento do Consumo de Energia Elétrica] [Painel do PNE 2050] [SIEnergia] [Story Map do Roadmap Eólica Offshore Brasil[Storymap da Usina Hidrelétrica Bem Querer] [Webmap EPE] [Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás] [Renova APP

 

A EPE possui ferramentas interativas sobre consumo e oferta de energia, ônibus elétricomapeamento de projetos de energia, entre outras. Antes de navegar por essas ferramentas, sugerimos que você leia sobre Formas de energia, Fontes de energia, Matriz energética, Mudanças climáticas e Transição energética e Planejamento energético e a EPE. E depois aproveite para ter acesso a dados, gráficos e mapas! 


Anuário Estatístico de Energia Elétrica 

Gráficos e estatísticas sobre o consumo de eletricidade no Brasil, por região e por setor desde 2012.

 

Balanço Energético Nacional 

Visualização e análise de dados sobre a oferta e consumo de energia no Brasil, contemplando as atividades de extração de recursos energéticos primários, sua conversão em formas secundárias, a importação e exportação, a distribuição e o uso final da energia. O BEN interativo permite que os usuários selecionem dados de períodos específicos entre 1970 e 2019, bem como escolham a melhor forma de apresentá-los, seja em gráfico de linha ou de área, em valores absolutos ou relativos.

 

BiodivEPE   

Ferramenta interativa, com o uso de Sistema de Informação Geográfica - SIG, para suporte à tomada de decisão visando a redução de externalidades negativas sobre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos na etapa de planejamento de projetos de energia.

 

Dashboard Biometano-RJ 

O Dashboard Biometano-RJ foi desenvolvido para facilitar a visualização do potencial de produção de biometano, com a distribuição espacial dos substratos, de maneira rápida e intuitiva. Os dados são oriundos dos resíduos urbanos e rurais dos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

 

Dashboard Energia Eólica onshore 

A EPE desenvolveu o Dashboard de Energia Eólica Onshore visando oferecer uma ferramenta interativa a diversos usuários para fins de visualização e consultas acerca dos parques eólicos existentes no Brasil, bem como daqueles em perspectiva.

 

Dashboard Energia Solar 

A EPE desenvolveu o Dashboard de Energia Solar visando oferecer uma ferramenta interativa a diversos usuários para fins de visualização e consultas acerca da geração centralizada e distribuída em operação no Brasil.

 

Inova-e 

Plataforma digital projetada para tornar acessíveis dados de investimentos brasileiros em Pesquisa, Desenvolvimento e Demonstração (PD&D) em energia. Auxilia a compreensão das tendências de investimento em PD&D em energia e apoia organizações do governo brasileiro, do setor privado e da sociedade civil na formulação e promoção de políticas públicas, pesquisas e novos investimentos na área de inovação em energia.


 [Voltar ao topo]

Mapa Interativo dos Mandatos de Teor de Biocombustíveis Líquidos do Setor de Transportes no Mundo  

Aplicação online que mostra os percentuais de mistura mandatória de biocombustíveis líquidos para o setor de transportes em diversos países do mundo. A aplicação tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a participação da bioenergia no mundo, considerando sua diversidade e as oportunidades correlatas, como, por exemplo a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.

 

Ônibus Elétrico  

Os ônibus elétricos podem vir a ser uma alternativa aos ônibus convencionais a diesel nas cidades brasileiras. Essa ferramenta permite aos usuários avaliar a viabilidade na adoção destes veículos em uma frota municipal, ou até mesmo identificar quais seriam os maiores obstáculos para a adoção desta alternativa no sistema de transporte público rodoviário.

 


Ônibus a Biometano  

Essa ferramenta permite ao usuário realizar uma avaliação técnico-econômica de ônibus urbanos municipais a biometano. Ela busca identificar as principais variáveis envolvidas no uso dessa alternativa e estimular a adoção de novas tecnologias. 

 

Painel de Dados de Eólica Offshore  

Esta ferramenta interativa possibilita aos usuários visualizar espacialmente, ao longo da costa brasileira, o potencial eólico offshore, a infraestrutura dos portos, os pontos de conexão à rede, os projetos em licenciamento no Ibama, etc. Tudo isso traduzido em gráficos e mapas, em um ambiente rápido e intuitivo.

 

Painel de Dados de Micro e Minigeração Distribuída  

Esta é uma ferramenta para a visualização de dados sobre o mercado de micro e minigeração distribuída no Brasil. São apresentados dados históricos de capacidade instalada, geração de eletricidade e projeções de expansão no Brasil.

 

Painel de Consolidação do PDE 2031  

O painel apresenta informações anuais sobre oferta interna de energia, expansão da geração elétrica, consumo final de energia por fonte e por setor, investimentos e balanço energético.

 

Painel de Dados de Potencial Técnico de Produção de Hidrogênio  

Essa aplicação possibilita visualizar geograficamente o potencial de produção de H2 pelas possíveis rotas tecnológicas, bem como a localizar os projetos e a infraestrutura existente para a seu armazenamento e/ou escoamento.


 [Voltar ao topo]

Painel de Monitoramento das Capacidades Remanescentes de Escoamento do SIN  

Esta ferramenta permite ao usuário analisar de forma dinâmica e visualizar os principais resultados obtidos na avaliação prospectiva das margens de escoamento do SIN já considerando as expansões planejadas para o sistema de transmissão. Além do próprio Mapa Interativo, essa ferramenta traz uma série de estatísticas sobre a prospecção das margens futuras, as bases de dados de análise e diversos arquivos que servem de apoio à análise.

 

Painel de Monitoramento do Consumo de Energia Elétrica  

Ferramenta que proporciona ao usuário analisar, de forma dinâmica, as estatísticas mensais do consumo de eletricidade no Brasil, bem como em suas principais classes de consumo. Dentre as diversas funcionalidades, destacam-se a exibição de forma interativa de diversos gráficos, possibilitando uma melhor experiência de leitura e análise do comportamento do consumo em cada classe.

 

Painel do Plano Nacional de Energia (PNE 2050)  

O Painel PNE 2050 apresenta as principais ações que, do ponto de vista de política energética, fazem frente às recomendações apresentadas nos “mapas do caminho” apontados no Plano.

 

SIEnergia 

SIEnergia é o Sistema de Informações para Energia desenvolvido pela EPE para armazenar estudos econômico-energéticos e ambientais de forma mais interativa e integrada. O SIEnergia tem como objetivo integrar combustíveis e energia elétrica, seus recursos, oferta e demanda de energia.

 


Story Map do Roadmap Eólica Offshore Brasil  

O estudo Roadmap Eólica Offshore Brasil analisa as perspectivas para o desenvolvimento da fonte eólica marítima no país. A EPE preparou uma página com conteúdo interativo para disponibilizar de forma rápida as principais informações de cada um dos temas que foram abordados no documento.

 

Storymap da Usina Hidrelétrica Bem Querer 

O Story Map da UHE Bem Querer conta a história do projeto da usina hidrelétrica, passando pelo estudo de inventário hidrelétrico da bacia hidrográfica e a etapa atual do estudo de viabilidade técnico-econômica da usina. O usuário também poderá explorar os mapas interativos que apresentam a região de estudo e as estruturas previstas, além de informações sobre a geração e transmissão da energia da usina.

 

[Voltar ao topo]

 

Webmap EPE 

O Webmap ajuda a conhecer melhor o mapa da energia do Brasil, com transparência e interatividade. Permite realizar consultas, downloads, medições de áreas e distâncias e adicionar seus próprios dados. O usuário pode ainda imprimir mapas a partir da base de dados georreferenciados que são utilizados nos estudos de planejamento do setor energético nacional.

Com o Webmap é possível localizar empreendimentos existentes e planejados no território nacional: UHE, PCH, CGH, termelétricas, parques eólicos, usinas fotovoltaicas, linhas e subestações de transmissão, campos de petróleo e gás, unidades de biocombustíveis e infraestruturas de gás natural e de combustíveis líquidos. Também estão disponíveis as camadas de potencial eólico e solar e muito mais! O usuário pode relacionar as informações do setor energético com temas transversais de Meio Ambiente, especialmente em relação a áreas protegidas, constituídas por unidades de conservação, terras indígenas e terras quilombolas.

 


Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás  

O Zoneamento é um estudo contínuo realizado em ciclos bianuais pela EPE com o objetivo de apoiar o Ministério de Minas e Energia (MME) no planejamento energético nacional através da manutenção de uma base de informações georreferenciadas, que permite representar zonas de importância petrolífera relativa das diversas áreas do País.

 

Renova APP  

Tela inicial do aplicativo Renova APP

O aplicativo Renova APP auxilia o motorista a escolher Qual combustível usar (em função do custo em R$) e os Benefícios do uso do etanol para o meio ambiente (pegada de carbono do uso da gasolina). Esse aplicativo foi desenvolvido no contexto do RenovaBio (Política Nacional de Biocombustíveis), que é composto por ações, atividades, projetos e programas para viabilizar oferta de energia cada vez mais sustentável. O Renova APP está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo para celular. Para conhecer um pouco mais sobre ele, assista ao vídeo

 

[Voltar ao topo]


Até a próxima!