Sistemas Isolados

Denomina-se Sistema Isolado o sistema elétrico, que em sua configuração normal, não esteja conectado ao Sistema Interligado Nacional - SIN. Atualmente, existem cerca de 200 localidades isoladas no Brasil, a maior parte na região Norte.

Compete à EPE a avaliação técnica das propostas de planejamento do atendimento aos Sistemas Isolados, apresentadas pelos Agentes de Distribuição, bem como a habilitação técnica das propostas de Solução de Suprimento, cadastradas para participar dos Leilões para atendimento aos Sistemas Isolados.

Nesta sessão será possível obter informações sobre os Leilões em curso para os Sistemas Isolados, consultar as Instruções para apresentação das Propostas de solução de suprimento (por empreendedores interessados) e do Planejamento do atendimento a esses sistemas (pelas distribuidoras). Também serão disponibilizados os estudos diversos realizados pela EPE sobre o assunto, dentre outros.

Relatório para com a avaliação dos benefícios de interligação de Sistemas Isolados do Amazonas

Com o objetivo de buscar alternativas para o atendimento aos Sistemas Isolados do Amazonas, visando maior eficiência econômica e energética, bem como a mitigação dos impactos ambientais

Projeções dos Preços dos Combustíveis Líquidos para Atendimento aos Sistemas Isolados e Usinas da Região Sul em 2024

A EPE elaborou Nota Técnica apresentando os cálculos e as premissas que embasaram as projeções, para o ano de 2024, dos preços dos combustíveis líquidos usados na geração de energia elétrica em Sistemas Isolados e usinas da Região Sul.

EPE divulga cronograma de implementação do Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados

Em atendimento ao disposto na Portaria Normativa n° 59/GM/MME, de 26 de dezembro de 2022, a EPE publica o Informe Técnico n° EPE-DEE-IT-044/2023 com o PASI.

Sistemas Isolados – Coleta de Informações para o Planejamento do Ciclo 2023

A Portaria MME nº 59/2022 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano.

Estudo para Identificação de Modelos Técnicos e Econômicos de Integração Renovável em Sistemas Isolados

A EPE publica o “Estudo para Identificação de Modelos Técnicos e Econômicos de Integração Renovável em Sistemas Isolados”.

Estudo para a Avaliação das Soluções de Suprimento em Fernando de Noronha – Elaboração de Cenários e Simulações

Com o objetivo de garantir o suprimento de energia elétrica a Fernando de Noronha, tendo como foco não só a segurança do suprimento, mas também a redução da dependência do óleo diesel para a geração de energia