Sistemas Isolados

Denomina-se Sistema Isolado o sistema elétrico, que em sua configuração normal, não esteja conectado ao Sistema Interligado Nacional - SIN. Atualmente, existe cerca de 250 localidades isoladas no Brasil, a maior parte na região Norte.

Compete à EPE a avaliação técnica das propostas de planejamento do atendimento aos Sistemas Isolados, apresentadas pelos Agentes de Distribuição, bem como a habilitação técnica das propostas de Solução de Suprimento, cadastradas para participar dos Leilões para atendimento aos Sistemas Isolados.

Nesta sessão será possível obter informações sobre os Leilões em curso para os Sistemas Isolados, consultar as Instruções para apresentação das Propostas de solução de suprimento (por empreendedores interessados) e do Planejamento do atendimento a esses sistemas (pelas distribuidoras). Também serão disponibilizados os estudos diversos realizados pela EPE sobre o assunto, dentre outros.

Relatório de Planejamento para Atendimento aos Sistemas Isolados, Horizonte 2025 – Ciclo 2020

A EPE publica relatório com a análise do planejamento dos Sistemas Isolados, apresentado pelas distribuidoras em 2020, conforme estabelecido na Portaria MME n. 67/2018.

Planejamento dos Sistemas Isolados – Ciclo 2021

Conforme estabelecido na Portaria MME nº 67/2018, os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano.

Avaliação dos Benefícios da Interligação de Sistemas Isolados do Amazonas

A EPE publica estudo comparativo entre os custos de suprimento de 4 sistemas isolados do estado do Amazonas, avaliando os custos da geração local por termelétricas a diesel versus os custos da interligação dessas localidades ao SIN.

Avaliação dos Benefícios da Interligação dos Sistemas Isolados de Rondônia

A EPE publica estudo comparativo entre os custos de suprimento dos Sistemas Isolados de Rondônia, avaliando os custos da geração local por termelétricas a diesel versus os custos da interligação dessas localidades ao SIN.

Planejamento dos Sistemas Isolados – Ciclo 2020

Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados. As propostas deverão ser submetidas à EPE exclusivamente por meio do Sistema de Acompanhamento dos Sistemas Isolados – SASI.

Nota Técnica – Avaliação dos Benefícios Econômicos da Antecipação da Interligação dos Sistemas Isolados do Acre

A EPE publica estudo comparativo entre os custos de suprimento de Assis Brasil e Manuel Urbano, sistemas isolados do Acre, avaliando os custos da geração local por termelétricas a diesel versus os custos da interligação dessas localidades ao SIN.