Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

A EPE é responsável por elaborar análises e projeções sobre petróleo e seus derivados, gás natural e biocombustíveis no âmbito dos estudos de médio e longo prazo.  Os principais produtos elaborados por esta área são o Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás, os Estudos de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (relacionados a gasodutos de transporte), o Boletim de Conjuntura da Indústria do Petróleo, a Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis e os Cenários de Oferta de Etanol e Demanda do Ciclo Otto. Além desses produtos, também são elaborados outros estudos específicos relacionados a estas fontes de energia.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades. 

Últimas Notícias da área de atuação

EPE no maior evento mundial de petróleo

03/05/2022 - Depois de dois anos longe da participação presencial em grandes eventos em decorrência da pandemia de Covid-19, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou do OTC Houston 2022, maior feira de tecnologia offshore do mundo.

EPE publica Nota Técnica que apresenta a análise socioambiental dos empreendimentos incluídos no ciclo 2021/2022 do Plano Indicativo de Oleodutos

03/05/2022 - A Nota Técnica apresenta a análise socioambiental dos empreendimentos incluídos no ciclo 2021/2022 do Plano Indicativo de Oleodutos (PIO). No documento são descritos os principais elementos socioambientais presentes nas áreas referenciais estabelecidas para os terminais e nas regiões de passagem dos traçados e corredores de estudo definidos para os oleodutos.

EPE publica a Nota Técnica sobre a Produção e Consumo de Hidrogênio em Refinarias no Brasil

02/05/2022 - O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo; entretanto, raramente é encontrado em sua forma elementar na Terra, onde deve ser produzido a partir de uma matéria-prima contendo-o, mediante o consumo de energia. A produção de hidrogênio através de combustíveis fósseis apresenta-se como o principal processo para obtenção deste energético.

Últimas publicações da área de atuação

Plano Indicativo de Oleodutos – Análise Socioambiental aplicada ao ciclo 2021/2022

A Nota Técnica apresenta a análise socioambiental dos empreendimentos incluídos no ciclo 2021/2022 do Plano Indicativo de Oleodutos (PIO).

Nota Técnica Produção e Consumo de Hidrogênio em Refinarias no Brasil

Esta publicação objetiva explicar, de forma simplificada, o funcionamento das unidades de processo em refinarias que produzem e que consomem hidrogênio, detalhando sua capacidade de produção nas refinarias domésticas.

Nota Técnica sobre Hidrogênio Turquesa

O presente estudo é o quarto publicado pela EPE sobre o tema Hidrogênio e faz parte da parceria com o Programa de Energia para o Brasil (Brazil Energy Programme - BEP).