Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

A EPE é responsável por elaborar análises e projeções sobre petróleo e seus derivados, gás natural e biocombustíveis no âmbito dos estudos de médio e longo prazo.  Os principais produtos elaborados por esta área são o Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás, os Estudos de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (relacionados a gasodutos de transporte), o Boletim de Conjuntura da Indústria do Petróleo, a Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis e os Cenários de Oferta de Etanol e Demanda do Ciclo Otto. Além desses produtos, também são elaborados outros estudos específicos relacionados a estas fontes de energia.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades. 

Últimas Notícias da área de atuação

Webinar: Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2020

28/07/2021 - Para apresentar esta importante publicação anual a EPE irá realizar no dia 05 de agosto, às 18h, um webinar que contará com a participação de Thiago Barral, Heloisa Borges, José Mauro Coelho, Marco Aurélio Pavarino entre outros importantes nomes do setor.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 1º semestre/2021

19/07/2021 - A Empresa de Pesquisa Energética apresenta, nesta edição do Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás, o Panorama da Indústria de Petróleo e Gás Natural dos Estados Unidos. Com aproximadamente 332 milhões de habitantes, os EUA lideram o ranking global de países consumidores de óleo e gás, sendo aprovisionado por 3 milhões de quilômetros de dutos e uma extensa infraestrutura nos segmentos de upstream, midstream e downstream. A publicação traz um histórico da formação dessa indústria, mostra a situação atual, além das perspectivas para o futuro.

EPE apresenta competitividade dos ativos petrolíferos brasileiros em evento sobre a Segunda Rodada da Cessão Onerosa

16/07/2021 - No dia 14 de julho, a EPE participou de evento promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O webinar internacional “Brazil Oil & Gas Bidding Rounds 2021” apresentou ao mercado as oportunidades de investimentos no setor petrolífero brasileiro, com destaque para um painel sobre o 2º Leilão dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa.

Últimas publicações da área de atuação

Apresentação sobre Competitividade dos ativos petrolíferos no Brasil

A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges Esteves, falou sobre a competitividade do óleo e gás brasileiro frente às demais oportunidades de investimento exploratório no mundo.

Plano Indicativo de Terminais de GNL (PITER)

O Plano Indicativo de Terminais de GNL (PITER) se insere no conjunto de estudos elaborados pela EPE com o objetivo de subsidiar o planejamento do setor de gás natural brasileiro.

Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2020

A pandemia de Covid-19 impactou a demanda de combustíveis, incluindo os biocombustíveis. Recordes de produção de açúcar e biodiesel. Crescimento da produção de etanol de milho. Início da comercialização de CBIO e ações importantes para o RenovaBio.