Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

A EPE é responsável por elaborar análises e projeções sobre petróleo e seus derivados, gás natural e biocombustíveis no âmbito dos estudos de médio e longo prazo.  Os principais produtos elaborados por esta área são o Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás, os Estudos de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (relacionados a gasodutos de transporte), o Boletim de Conjuntura da Indústria do Petróleo, a Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis e os Cenários de Oferta de Etanol e Demanda do Ciclo Otto. Além desses produtos, também são elaborados outros estudos específicos relacionados a estas fontes de energia.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades. 

Últimas Notícias da área de atuação

EPE lança a Décima Primeira Edição da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis - Ano 2019

03/07/2020 - A décima primeira edição da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis apresenta fatos relevantes do mercado de biocombustíveis ocorridos em 2019. Este ano foi marcado pelos recordes históricos de produção de etanol e biodiesel e pelas importantes ações na implementação do RenovaBio.

Diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE participa do EPBR Offshore Week - Workshop | Os caminhos para o gás offshore no Brasil, com EPE

27/06/2020 - Na última quarta-feira, dia 24/06, a diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges Esteves, participou do Workshop “EPBR Offshore Week – Os caminhos para o gás offshore no Brasil”.

Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE participa do Circuito Brasil Óleo & Gás - Brasil e suas bacias da ONIP

27/06/2020 - O circuito, que é produzido pela ONIP com apoio da Firjan e ABPIP, tem o objetivo de apresentar o cenário regional, destacando os principais dados, análises e perspectivas de cada região. Nesta edição o circuito abordou o tema Brasil e suas bacias sedimentares.

Últimas publicações da área de atuação

Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2019

Recordes históricos de produção de etanol e biodiesel e importantes ações na execução do RenovaBio. O artigo final apresenta a integração produtiva entre energia e alimentos e a resiliência do setor agroenergético, considerando os impactos da Covid-19.

Impactos da pandemia de Covid-19 no mercado brasileiro de combustíveis

Esta publicação objetiva apresentar os impactos da Covid-19 no mercado brasileiro de combustíveis, analisando os reflexos na demanda de combustíveis, na oferta de derivados de petróleo, no setor de biocombustíveis, e na arrecadação.