Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis

A Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis é um documento elaborado anualmente pela Área de Biocombustíveis da Diretoria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE. Seu objetivo é apresentar uma síntese dos eventos mais relevantes no mercado de combustíveis renováveis, que ocorreram no ano anterior à sua publicação, auxiliando na compreensão dos fatores que impactam este segmento e estimulando a discussão através de artigos que compõem cada edição.

São analisados os indicadores técnico-econômicos do etanol, do biodiesel e da bioeletricidade, assim como aspectos ligados ao mercado internacional de biocombustíveis, às emissões de gases de efeito estufa evitadas pela utilização dessas fontes renováveis de energia e à Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio).

Nota Técnica - Motorizações alternativas em caminhões e ônibus no Brasil: Contextualização e possíveis trajetórias de inserção

O Brasil tem registrado nos últimos anos um processo de aceleração da difusão de motorizações alternativas na frota de veículos pesados, em especial do elétrico a bateria e da propulsão a gás natural/biometano.

Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2022

A décima quarta edição da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis apresenta fatos relevantes do mercado de biocombustíveis ocorridos em 2022.

Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2021

A décima terceira edição da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis apresenta fatos relevantes do mercado de biocombustíveis ocorridos em 2021.

Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2020

A pandemia de Covid-19 impactou a demanda de combustíveis, incluindo os biocombustíveis. Recordes de produção de açúcar e biodiesel. Crescimento da produção de etanol de milho. Início da comercialização de CBIO e ações importantes para o RenovaBio.

Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2019

Recordes históricos de produção de etanol e biodiesel e importantes ações na execução do RenovaBio. O artigo final apresenta a integração produtiva entre energia e alimentos e a resiliência do setor agroenergético, considerando os impactos da Covid-19.

Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2018

Nessa edição especial de dez anos, destacam-se os recordes na produção de etanol e biodiesel. Uma nova seção acompanhará as ações do RenovaBio. O artigo final avalia a evolução do papel dos biocombustíveis na matriz energética nacional.