Mapa Interativo dos Mandatos de Teor de Biocombustíveis Líquidos do Setor de Transportes no Mundo

A EPE apresenta o Mapa Interativo dos Mandatos de Teor de Biocombustíveis no Mundo, uma aplicação online que mostra os percentuais de mistura mandatória de biocombustíveis líquidos para o setor de transportes em diversos países do mundo. A aplicação tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a participação da bioenergia no mundo, considerando sua diversidade e as oportunidades correlatas, como, por exemplo a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.

Este mapa interativo permite realizar consultas e download em formato vetorial. O usuário pode ainda imprimir mapas a partir da base de dados georreferenciadas. Essa versão permite consultar os metadados de qualquer camada, conferindo maior confiabilidade no uso da geoinformação.

O Mapa Interativo dos Mandatos de Teor de Biocombustíveis apresenta as seguintes informações nessa versão:

Mandatos de mistura obrigatória de etanol no setor de transportes

Mandatos de mistura obrigatória de biodiesel no setor de transportes (FAME e parafínico)

Mandatos de mistura obrigatória de biocombustíveis regionais, nacionais e infranacionais

Mandatos de biocombustíveis avançados

Emissão de carbono por habitante por país

População por país

Com essas informações é possível localizar, o território de cada país e sua legislação específica relacionada aos mandatos de biocombustíveis.

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Acesse o Mapa de mandatos de Bios

Acesse aqui o Fact Sheet em pdf

Maiores produtores de etanol e biodiesel em 2020 (Bilhões de Litros)

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Detalhamento dos mandatos de teor de biocombustíveis líquidos no setor de transportes no mundo

País - Estado/ProvínciaNívelMandato de biodiesel em %Mandato de etanol em %Mandato geral para transporte em %Mandatos para biocombustíveis avançadosFontes
África do SulNacional5% v/v2% v/vDMRE. (2020)
AlemanhaNacional0,2% teor energ.EPURE. (2022)
ArgentinaNacional5% v/v12% v/vARGENTINA. (2021)
AustráliaNacionalREN21. (2021)
Austrália - New South WalesInfranacional2,6% v/vREN21. (2021)
Austrália - QueenslandInfranacional3% v/vREN21. (2021)
ÁustriaNacional6,3% teor energ.3,4% teor energ.8,45% teor energ.0.5% teor energ.REN21. (2021); BMK. (2019)
BélgicaNacional6,5% teor energ.6,5% teor energ.9,55% teor energ.0.1% teor energ.REN21. (2021); USDA. (2022d)
BrasilNacional12% v/v27% v/vREN21. (2021)
BulgáriaNacional6% v/v9% v/v1% v/v de biocombustíveis avançados para motores a diesel até 2020. 0,05% teor energ. até 2020REN21. (2021)
CanadáNacional2% v/v5% v/vCANADÁ. (2010)
Canadá - AlbertaInfranacional2% v/v5% v/vABFC. (2022)
Canadá - British ColumbiaInfranacional4% v/v5% v/vABFC. (2022)
Canadá - ManitobaInfranacional5% v/v10% v/vABFC. (2022)
Canadá - OntarioInfranacional4% v/v15% v/vABFC. (2022)
Canadá - SaskatchewanInfranacional2% v/v7,5% v/vABFC. (2022)
ChéquiaNacional6% v/v4,1% v/vREN21. (2021)
ChinaNacional10% v/v ¹USDA. (2021a)
ChipreNacional7,3% teor energ.REN21. (2021); EPURE. (2022)
ColômbiaNacional10% v/v6% v/vREN21. (2021)
CroáciaNacional8,71% teor energ.0,01% teor energ.8,81% teor energ.REN21. (2021); USDA. (2022d)
EquadorNacional5% v/v10% v/vREN21. (2021)
EslováquiaNacional6,9% v/v9% v/v8% teor energ.0,3% teor energ.EPURE. (2022)
Eslovênia (2021)Nacional10% teor energ.-EPURE. (2022)
EspanhaNacional10% teor energ.0,2% teor energ.EPURE. (2022)
Estados UnidosNacionalProposta (2022): 78,6 bilhões de litros de biocombustível avançado devem ser consumidos em 2022 no setor de transporte.EUA. (2007)
Estados Unidos - LuisianaInfranacional2% v/v2% v/vEERE. (2022)
Estados Unidos - MassachusettsInfranacional5% v/vEERE. (2022)
Estados Unidos - MinnesotaInfranacional20% v/v (obrigatório de abril a setembro); 10% v/v (obrigatório o restante do ano)10% v/vEERE. (2022)
Estados Unidos - MissouriInfranacional10% v/vEERE. (2022)
Estados Unidos - OregonInfranacional5% v/v10% v/vEERE. (2022)
EstôniaNacional7,5% teor energ.0,5EPURE. (2022)
FinlândiaNacional19,5% teor energ.2% teor energ.EPURE. (2022)
FrançaNacional8,4% teor energ.9,2% teor energ.1,6% teor energ. na gasolina e 1% teor energ. no dieselEPURE. (2022)
Grécia (2021)Nacional3,3% v/v0,2% teor energ.EPURE. (2022)
HungriaNacional8,2% teor energ.6,1% teor energ.8,4% teor energ.0,2% teor energ.EPURE. (2022)
ÍndiaNacional0,1% v/v2% v/vÍNDIA. (2018)
IndonésiaNacional30% v/v5% v/vUSDA. (2021b)
IrlandaNacional15% v/v15% v/v15% v/v ³-NORA. (2022)
ItáliaNacional10% teor energ.2% teor energ.EPURE. (2022); USDA. (2022d)
Lituânia (2021)Nacional7% teor energ.10% teor energ.6,8% teor energ.0,2% teor energ.EPURE. (2022)
Luxemburgo (2021)Nacional7,7% teor energ.EPURE. (2022)
Malásia 10% v/vUSDA. (2021c)
MaltaNacional10% teor energ.0.1% teor energ.REN21. (2021)
NoruegaNacional0,5% v/v na aviaçãoSINTEF. (2022)
Países BaixosNacional17,9% teor energ.1,8% teor energ.EPURE. (2022); TNO. (2021)
PeruNacional5% v/v10% v/vPERU. (2007)
PolôniaNacional5% teor energ.3,2% teor energ.8,7% teor energ.-EPURE. (2022)
Portugal (2021)Nacional
11% teor energ.0,5% teor energ.PORTUGAL. (2010)
Reino UnidoNacional13,5% v/v0,9% v/vREINO UNIDO. (2021)
RomêniaNacional6,5% v/v8% v/v-EPURE. (2022)
UruguaiNacional5% v/v5% v/vMIEM. (2022)