A EPE apresenta o Mapa Interativo dos Mandatos de Teor de Biocombustíveis no Mundo, uma aplicação online que mostra os percentuais de mistura mandatória de biocombustíveis líquidos para o setor de transportes em diversos países do mundo. A aplicação tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a participação da bioenergia no mundo, considerando sua diversidade e as oportunidades correlatas, como, por exemplo a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.
Este mapa interativo permite realizar consultas e download em formato vetorial. O usuário pode ainda imprimir mapas a partir da base de dados georreferenciadas. Essa versão permite consultar os metadados de qualquer camada, conferindo maior confiabilidade no uso da geoinformação.
O Mapa Interativo dos Mandatos de Teor de Biocombustíveis apresenta as seguintes informações nessa versão:
Mandatos de mistura obrigatória de etanol no setor de transportes
Mandatos de mistura obrigatória de biodiesel no setor de transportes (FAME e parafínico)
Mandatos de mistura obrigatória de biocombustíveis regionais, nacionais e infranacionais
Mandatos de biocombustíveis avançados
Emissão de carbono por habitante por país
População por país
Com essas informações é possível localizar, o território de cada país e sua legislação específica relacionada aos mandatos de biocombustíveis.

Acesse o Mapa de mandatos de Bios
Acesse aqui o Fact Sheet em pdf

Maiores produtores de etanol e biodiesel em 2020 (Bilhões de Litros)


Detalhamento dos mandatos de teor de biocombustíveis líquidos no setor de transportes no mundo
País - Estado/Província | Nível | Mandato de biodiesel em % | Mandato de etanol em % | Mandato geral para transporte em % | Mandatos para biocombustíveis avançados | Fontes |
África do Sul | Nacional | 5% v/v | 2% v/v | | | DMRE. (2020) |
Alemanha | Nacional | | | | 0,2% teor energ. | EPURE. (2022) |
Argentina | Nacional | 5% v/v | 12% v/v | | | ARGENTINA. (2021) |
Austrália | Nacional | | | | | REN21. (2021) |
Austrália - New South Wales | Infranacional | | 2,6% v/v | | | REN21. (2021) |
Austrália - Queensland | Infranacional | | 3% v/v | | | REN21. (2021) |
Áustria | Nacional | 6,3% teor energ. | 3,4% teor energ. | 8,45% teor energ. | 0.5% teor energ. | REN21. (2021); BMK. (2019) |
Bélgica | Nacional | 6,5% teor energ. | 6,5% teor energ. | 9,55% teor energ. | 0.1% teor energ. | REN21. (2021); USDA. (2022d) |
Brasil | Nacional | 12% v/v | 27% v/v | | | REN21. (2021) |
Bulgária | Nacional | 6% v/v | 9% v/v | | 1% v/v de biocombustíveis avançados para motores a diesel até 2020. 0,05% teor energ. até 2020 | REN21. (2021) |
Canadá | Nacional | 2% v/v | 5% v/v | | | CANADÁ. (2010) |
Canadá - Alberta | Infranacional | 2% v/v | 5% v/v | | | ABFC. (2022) |
Canadá - British Columbia | Infranacional | 4% v/v | 5% v/v | | | ABFC. (2022) |
Canadá - Manitoba | Infranacional | 5% v/v | 10% v/v | | | ABFC. (2022) |
Canadá - Ontario | Infranacional | 4% v/v | 15% v/v | | | ABFC. (2022) |
Canadá - Saskatchewan | Infranacional | 2% v/v | 7,5% v/v | | | ABFC. (2022) |
Chéquia | Nacional | 6% v/v | 4,1% v/v | | | REN21. (2021) |
China | Nacional | | 10% v/v ¹ | | | USDA. (2021a) |
Chipre | Nacional | | | 7,3% teor energ. | | REN21. (2021); EPURE. (2022) |
Colômbia | Nacional | 10% v/v | 6% v/v | | | REN21. (2021) |
Croácia | Nacional | 8,71% teor energ. | 0,01% teor energ. | 8,81% teor energ. | | REN21. (2021); USDA. (2022d) |
Equador | Nacional | 5% v/v | 10% v/v | | | REN21. (2021) |
Eslováquia | Nacional | 6,9% v/v | 9% v/v | 8% teor energ. | 0,3% teor energ. | EPURE. (2022) |
Eslovênia (2021) | Nacional | | | 10% teor energ. | - | EPURE. (2022) |
Espanha | Nacional | | | 10% teor energ. | 0,2% teor energ. | EPURE. (2022) |
Estados Unidos | Nacional | | | | Proposta (2022): 78,6 bilhões de litros de biocombustível avançado devem ser consumidos em 2022 no setor de transporte. | EUA. (2007) |
Estados Unidos - Luisiana | Infranacional | 2% v/v | 2% v/v | | | EERE. (2022) |
Estados Unidos - Massachusetts | Infranacional | 5% v/v | | | | EERE. (2022) |
Estados Unidos - Minnesota | Infranacional | 20% v/v (obrigatório de abril a setembro); 10% v/v (obrigatório o restante do ano) | 10% v/v | | | EERE. (2022) |
Estados Unidos - Missouri | Infranacional | | 10% v/v | | | EERE. (2022) |
Estados Unidos - Oregon | Infranacional | 5% v/v | 10% v/v | | | EERE. (2022) |
Estônia | Nacional | | | 7,5% teor energ. | 0,5 | EPURE. (2022) |
Finlândia | Nacional | | | 19,5% teor energ. | 2% teor energ. | EPURE. (2022) |
França | Nacional | 8,4% teor energ. | 9,2% teor energ. | | 1,6% teor energ. na gasolina e 1% teor energ. no diesel | EPURE. (2022) |
Grécia (2021) | Nacional | | 3,3% v/v | | 0,2% teor energ. | EPURE. (2022) |
Hungria | Nacional | 8,2% teor energ. | 6,1% teor energ. | 8,4% teor energ. | 0,2% teor energ. | EPURE. (2022) |
Índia | Nacional | 0,1% v/v | 2% v/v | | | ÍNDIA. (2018) |
Indonésia | Nacional | 30% v/v | 5% v/v | | | USDA. (2021b) |
Irlanda | Nacional | 15% v/v | 15% v/v | 15% v/v ³ | - | NORA. (2022) |
Itália | Nacional | | | 10% teor energ. | 2% teor energ. | EPURE. (2022); USDA. (2022d) |
Lituânia (2021) | Nacional | 7% teor energ. | 10% teor energ. | 6,8% teor energ. | 0,2% teor energ. | EPURE. (2022) |
Luxemburgo (2021) | Nacional | | | 7,7% teor energ. | | EPURE. (2022) |
Malásia | | 10% v/v | | | | USDA. (2021c) |
Malta | Nacional | | | 10% teor energ. | 0.1% teor energ. | REN21. (2021) |
Noruega | Nacional | | | | 0,5% v/v na aviação | SINTEF. (2022) |
Países Baixos | Nacional | | | 17,9% teor energ. | 1,8% teor energ. | EPURE. (2022); TNO. (2021) |
Peru | Nacional | 5% v/v | 10% v/v | | | PERU. (2007) |
Polônia | Nacional | 5% teor energ. | 3,2% teor energ. | 8,7% teor energ. | - | EPURE. (2022) |
Portugal (2021) | Nacional |
| | 11% teor energ. | 0,5% teor energ. | PORTUGAL. (2010) |
Reino Unido | Nacional | | | 13,5% v/v | 0,9% v/v | REINO UNIDO. (2021) |
Romênia | Nacional | 6,5% v/v | 8% v/v | - | | EPURE. (2022) |
Uruguai | Nacional | 5% v/v | 5% v/v | | | MIEM. (2022)
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