Estudo sobre Indisponibilidades de Usinas Termelétricas em Operação

As indisponibilidades forçada e programada são parâmetros de desempenho que indicam a expectativa média de paradas de usinas ao longo de um período de operação.

Aplicadas aos contratos de energia no ambiente regulado, as indisponibilidades de novos empreendimentos são estabelecidas pelos seus proprietários. Estes valores são utilizados para a definição da garantia física e para a formação de cláusulas contratuais de geração elétrica, permanecendo inalterados durante toda a vigência do CCEAR.

No caso de contratação de energia de usinas existentes no ambiente regulado, as indisponibilidades adotadas para a garantia física e para fins contratuais passam a ser os valores realizados pela usina ao longo dos últimos 5 anos.

Diante do desenho de mercado vigente para usinas termelétricas, este estudo realiza uma análise das indisponibilidades forçada e programada verificadas pelo Operador Nacional do Sistema. Os dados verificados são avaliados em relação a parâmetros como tempo de operação, tipo de combustível, nível de inflexibilidade, ambiente de contratação e CVU. Adicionalmente, as indisponibilidades verificadas  são confrontadas com valores estabelecidos em contratos, com atenção especial às termelétricas a gás natural.

Espera-se que os resultados deste trabalho ofereçam subsídios para estudos de adequabilidade do sistema elétrico, bem como para a modernização de contratações de energia e capacidade