No Fórum BandNews FM, diretor da EPE comenta soluções para o avanço das energias renováveis

​Na contagem regressiva para 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30) em Belém, no Pará, o Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Ivanoski, participou, no dia 31 de outubro, do Fórum BandNews FM "Conexão COP30: Tempo de Virada".

O diretor integrou a mesa "Financiando a Transição Energética" ao lado da Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo, Natália Resende; da diretora-presidente da Hydro Rein no Brasil, Marcela Jacob; e do sócio-líder da área de Entrega e Gestão de Ativos de Infraestrutura da KPMG para a América Latina, Claudio Graeff.

Durante o debate, os apresentadores Sheila Magalhães e André Coutinho destacaram que a matriz energética do Brasil é uma das mais renováveis do planeta e que 93% de tudo o que o Brasil produz vem da energia renovável. Dados do Balanço Energético Nacional (BEN) mais recente mostram que as energias renováveis formam 50% da matriz energética e 88,2% da matriz elétrica do País.

Questionado sobre como o Brasil pode avançar ainda mais em energias renováveis, Thiago Ivanoski mencionou a Lei do Combustível do Futuro, que, entre outras medidas, dispõe sobre a mistura de etanol na gasolina e de biodiesel no diesel, e também o Leilão dos Sistemas Isolados 2025, que avançou no percentual exigido de renováveis nos projetos.

Na visão do diretor, a integração entre transmissão e geração de energia é fundamental para contemplar a diversidade do potencial energético brasileiro, assim como "modernizar o mercado, tentar trazer os sinais de mercado livre, eficiência para o mercado, eficiência energética".

"Uma coisa que é fundamental é termos inovação. Seja no modelo de negócios, seja no de financiamento, seja no de concessão, até aplicativos, para podermos ter controle da nossa demanda. Controlando a nossa demanda de maneira adequada, podemos ter menos investimento em tecnologia de ponta e reduzimos o uso de combustíveis fósseis", afirmou Ivanoski.

Entre as tecnologias para o futuro da energia, o diretor citou, como exemplos, o hidrogênio, que pode ser incorporado aos transportes e "fabricado por diversas rotas – não só da eletrólise, mas também da biomassa, do etanol", a captura de carbono e os pequenos reatores nucleares modulares, como energia firme necessária à segurança energética.

"Podemos chegar [aos 100% de energias renováveis], a questão é quando chegar e quanto isso custa. Acelerar demais um processo que vai custar muito para a sociedade pode não valer a pena. Tem um trade-off", opinou.


bandnews.png



Notícias Relacionadas

Boletim Anual de Transmissão 2025: EPE recomenda obras para aumentar confiabilidade do SIN

31/03/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publica nesta segunda-feira, 30, o Boletim Anual de Transmissão 2025, ano em que a EPE realizou análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade.

Resenha Mensal: Brasil consome menos energia elétrica em fevereiro de 2026

30/03/2026 - A mais recente edição da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 47.343 gigawatts-hora (GWh) em fevereiro de 2026, queda de 1,1% comparado a fevereiro de 2025.

EPE apresenta estudos estratégicos no 1º Seminário do Plano de Recuperação de Reservatórios de Regularização do País (PRR)

27/03/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) marcou presença no 1º Seminário do Plano de Recuperação de Reservatórios de Regularização do país (PRR), realizado no dia 25 de março de 2026, em Brasília.

EPE lança estudo do OBEPE sobre pobreza energética e desigualdades de gênero no Brasil

27/03/2026 - No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lança, no âmbito do Observatório Brasileiro de Erradicação da Pobreza Energética (OBEPE), um estudo que chama atenção para um desafio ainda pouco visível: a pobreza energética sob a ótica das desigualdades de gênero.

EPE conduz diálogo sobre integração e eficiência energética no IBEM 2026

27/03/2026 - Nos dias 25 e 26 de março, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) conduziu os diálogos sobre o "Futuro da integração entre energias: desafios e sinergias" e a "Eficiência energética como estratégia econômica e ambiental" durante a edição deste ano do International Meeting on Brazil's Energy Market (IBEM), uma feira e conferência que reúne todos os setores de energia, com foco no mercado híbrido de energia.