Lançamento da Nota Técnica “Descarbonização do Setor de Transporte Rodoviário - Intensidade de carbono das fontes de energia”.

​O foco deste estudo circunscreve-se aos avanços da intensidade de carbono dos combustíveis que compõem as projeções de demanda elaboradas pela EPE para o PDE 2031, considerando a Política Nacional de Biocombustíveis – RenovaBio. O período de análise considera o horizonte até 2032, para os energéticos que podem ser utilizados no setor de transporte rodoviário, que são gasolina C (gasolina A e etanol anidro), etanol hidratado, diesel B (óleo diesel e biodiesel), gás natural veicular, biometano e eletricidade. Os resultados serão apresentados para os anos 2019, 2020, 2027 e 2032. Esses dois últimos anos foram selecionados por serem marcos do Programa Rota 2030. Uma análise similar foi conduzida para a gasolina e o diesel de referência.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

Resenha Mensal: Brasil consome menos energia elétrica em fevereiro de 2026

30/03/2026 - A mais recente edição da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 47.343 gigawatts-hora (GWh) em fevereiro de 2026, queda de 1,1% comparado a fevereiro de 2025.

EPE e MME divulgam cadernos do PDE 2035 sobre meio ambiente e resultados consolidados

26/03/2026 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram, nesta quinta-feira (25/3), os cadernos "Meio Ambiente e Energia" e "Consolidação de Resultados", que fazem parte do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2035.

EPE fala sobre energia nuclear e descarbonização no Nuclear Summit 2026

24/03/2026 - A EPE apresentou a visão do planejamento energético brasileiro e os principais elementos que fazem a energia nuclear aparecer nos cenários mais intensivos em descarbonização no Nuclear Summit 2026. Promovido pela Abdan, o evento foi realizado nos dias 23 e 24 de março, na Casa Firjan

EPE divulga o Boletim do Consumo de Eletricidade nº 24

20/03/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou a 24ª edição do Boletim Trimestral do Consumo de Eletricidade, com dados referentes ao quarto trimestre de 2025. O consumo nacional de energia elétrica manteve-se estável em relação ao mesmo período de 2024.

EPE analisa o impacto das emissões embutidas na intensidade de carbono de eletrocombustíveis

18/03/2026 - O Informe Técnico "Análise do impacto das emissões embutidas da eletricidade renovável na intensidade de carbono de eletrocombustíveis sob o marco ZNZF da IMO" é resultado de estudo conduzido pela EPE sobre o potencial de descarbonização da e-amônia e do e-metanol como eletrocombustíveis.