EPE analisa o impacto das emissões embutidas na intensidade de carbono de eletrocombustíveis

​Publicado em 18 de março de 2026

O Informe Técnico "Análise do impacto das emissões embutidas da eletricidade renovável na intensidade de carbono de eletrocombustíveis sob o marco ZNZF da IMO" é resultado de estudo conduzido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) sobre o potencial de descarbonização da e-amônia e do e-metanol como eletrocombustíveis.

Os eletrocombustíveis são alternativas promissoras para a descarbonização de diversos setores, inclusive o transporte marítimo. Eles são produzidos a partir de hidrogênio gerado pela eletrólise de água usando energia elétrica renovável.

Nesta análise, a EPE avalia a sensibilidade da intensidade de carbono do seu ciclo de vida completo (well-to-wake, ou do poço-à-esteira) às emissões embutidas na eletricidade renovável utilizada em sua produção.

Um Fact Sheet sobre eletrocombustíveis já foi publicado pela EPE, e o atual estudo investiga como variações nos fatores de capacidade da geração eólica e nos níveis de irradiação solar para sistemas fotovoltaicos afetam a intensidade de carbono final desses combustíveis, sobretudo sob o marco ZNZF (Zero or Near Zero Fuels) da Organização Marítima Internacional (IMO).

Clique aqui e acesse o Informe Técnico 

Notícias relacionadas

EPE publica Nota Técnica sobre descarbonização do transporte aquaviário


Notícias Relacionadas

EPE e ONS revisam Nota Técnica com os requisitos mínimos para o Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) de Armazenamento de 2026

22/10/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) publicam uma revisão da Nota Técnica, que estabelece os requisitos técnicos mínimos para a conexão de sistemas de armazenamento de energia via baterias.

EPE publica a edição de outubro de 2026 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

19/10/2026 - As projeções das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo indicam um aumento na demanda nacional por combustíveis líquidos e GLP: são esperados 3,0 bilhões de litros adicionais em 2026 e outros 4,2 bilhões de litros 2027.

EPE publica metodologia para cálculo do preço-teto dos leilões de armazenamento de energia

19/10/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou a Nota Técnica que apresenta a metodologia de definição das premissas e dos parâmetros do Custo Marginal de Referência (CMR) dos Leilões de Reserva de Capacidade – Armazenamento 2026.

EPE publica Instruções de Cadastramento para Sistemas de Armazenamento Hidráulico de Energia

16/10/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) dá mais um passo na preparação para a participação dos Sistemas de Armazenamento Hidráulico de Energia (SAH) nos leilões do setor elétrico, com a publicação das Instruções para Solicitação de Cadastramento e Habilitação Técnica desses empreendimentos.

EPE e OLACDE assinam acordo de cooperação para fortalecer o planejamento energético regional

15/10/2026 - A EPE e a OLACDE assinaram, no dia 6 de outubro, um acordo de cooperação durante a XI Semana da Energia, realizada em Santo Domingo, na República Dominicana. A parceria busca fortalecer as atividades do CRPE, ampliando a colaboração técnica, o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento de iniciativas conjuntas entre os países da região.