EPE inicia o ciclo do PIG 2022, que estudará gasodutos para atendimento às termelétricas da Lei Nº 14.182/2021

O Plano Indicativo de Gasodutos - PIG 2022 é parte dos estudos de planejamento energético realizados pela EPE no setor de gás natural, e busca apresentar as análises realizadas pela EPE quanto aos gasodutos de transporte que podem vir a ser implementados nos próximos anos no Brasil, de forma indicativa.

Nesse ano, o PIG terá como foco principal o estudo dos gasodutos indicativos para auxiliarem no fornecimento de gás natural para atender as térmicas a serem contratadas com base na Lei nº 14.182/2021. Os empreendimentos termelétricos participarão do processo de leilão e estão previstos para serem implementados até 2030. O conjunto destas térmicas soma 8.000 MW e devem consumir cerca de 32 milhões de m³ de gás por dia quando estiverem em operação, à plena capacidade.

O PIG 2022 se integrará aos demais planos indicativos da EPE, que juntos somam cerca de 129 bilhões de reais de investimentos em possíveis projetos de infraestrutura.

De acordo com o planejamento da EPE, em coordenação com o MME, a abertura do Sistema INFOGÁS para envio das informações pelos agentes está prevista para março/2022. Todavia, dando continuidade ao ciclo de estudos do PIG 2022, a EPE divulga que já deu início às reuniões com os agentes e associações interessados em contribuir para o estudo e está aberta ao diálogo com toda a sociedade através do e-mail gasnatural@epe.gov.br até agosto de 2022.


Notícias Relacionadas

EPE debate sobre energia em Madrid

12/04/2024 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, viajou a Madrid, na Espanha, para participar da Fifth Annual Madrid Energy Conference, promovida pelo Institute of the Americas e pelo IPD Latin America, de 9 a 11 de abril. A conferência, cujo tema foi "Where Europe and Latin America Meet for Energy Dialogue", propõe-se a discutir as soluções de transição energética e a necessidade de equilibrar, no curto prazo, as exigências de segurança energética com o imperativo climático.

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

EPE visita o Laboratório de Biossintéticos do Senai na UFRJ

03/04/2024 - A equipe da EPE fez uma visita técnica ao Instituto de Inovação (ISI) em Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), situado no Parque Tecnológico da UFRJ, na manhã desta terça-feira.