EPE disponibiliza o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional – BEN 2021

2020, um ano marcado pela pandemia...

Em 2020, a energia total disponibilizada no país registrou uma queda de 2,2% em relação ao ano anterior.

Seguindo a tendência verificada na oferta, o consumo final, energético e não energético, recuou 2,0% em relação ao ano anterior.

O setor de transportes foi um dos mais impactados pelo Covid-19. 

1.png

Já o consumo do setor industrial apresentou um acréscimo de 3,9% puxado pela produção de açúcar, que teve um desempenho de 41,3% acima do ano anterior, refletido no segmento de Alimentos e Bebidas.

Entretanto observa-se queda de consumo em setores relevantes da economia. 

2.png

O país permanece com uma alta participação de renováveis na matriz energética, tendo atingido 48,4%. 

3.png

No caso da energia elétrica verificou-se um recuo na oferta interna de 0,8% em relação a 2019.

O avanço da geração eólica, solar e a biomassa contribuiu para o aumento da participação das renováveis na matriz elétrica para 84,8%. 

4.png

Clique aqui e veja com mais detalhes estes movimentos e outros destaques no Relatório Síntese de 2021, ano base 2020.

Notícias Relacionadas

MME e EPE publicam Cadernos de Preços Internacionais de Petróleo e de Derivados do PDE 2032

27/09/2022 - O caderno de projeções dos preços internacionais de petróleo e o caderno de preços internacionais de derivados de petróleo, ambos como parte de estudo suplementar do Plano Decenal de Expansão de Energia 2032 (PDE 2032), foram elaborados pela Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da EPE, em conformidade com diretrizes do MME.

EPE participa do Wind Energy Hamburg, uma das maiores feiras focadas em energia eólica no mundo.

27/09/2022 - Gustavo Ponte, Superintendente Adjunto, e Bernardo Folly, Superintendente da DEE,  participou hoje (27/09/2022) do Wind Energy, em Hamburgo. Promovido pelo Banco Mundial, GWEC, IFC e ESMAP, o evento tem a proposta de trazer discussões sobre a eólica offshore.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 1º semestre/2022

16/09/2022 - A publicação, que destaca os principais acontecimentos do 1º semestre de 2022, registra o histórico da indústria alemã de óleo & gás, mostra as reservas do país e a preocupação com a diversificação de sua matriz energética a fim de reduzir sua dependência de importação de combustíveis fósseis.

EPE irá participar do Brazil Windpower 2022

15/09/2022 - O presidente da EPE, Thiago Barral, o Diretor de Estudos de Energia Elétrica, Erik Rego, e o Superintendente Adjunto de Geração, Gustavo Ponte, irão participar do Brazil Windpower 2022, nos dias 19 e 20 de outubro, no São Paulo Expo.

Nova versão do Anuário Estatístico de Energia Elétrica

15/09/2022 - A nova versão do Anuário Estatístico de Energia Elétrica traz um relatório online interativo para visualização e análise de dados da cadeia de energia elétrica no Brasil. Além das informações relacionadas ao consumo de eletricidade na rede de distribuição nos últimos dez anos, o relatório também apresenta um panorama mundial com dados sobre capacidade instalada, consumo, geração, exportação e importação de energia elétrica, conforme regularmente apresentado nas edições anteriores do Anuário.