Fact Sheet da EPE Avalia Preços do Gás Natural para Produção de Metanol

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou hoje o Fact Sheet Gás Natural como matéria prima para o metanol – Precificação do gás natural para oportunidades na cadeia do C1 (metano e seus derivados). O estudo se propõe a avaliar a competitividade do gás natural como insumo não energético essencial para a implementação de novos empreendimentos de metanol, em meio a uma crescente dependência externa desse composto. A abordagem desenvolvida é a mesma utilizada no estudo Gás natural como matéria-prima para Ureia - Análise de viabilidade econômica para o mercado brasileiro (Apresentação do PowerPoint (epe.gov.br)), publicado pela EPE em 2023. Ambos estudos estão alinhados aos propósitos do programa Gás para Empregar, que buscou avaliar o melhor aproveitamento do gás natural produzido no Brasil com o intuito de ampliar a disponibilidade do insumo para os setores produtivos, a preços competitivos, contribuindo para a geração de empregos e aumento do PIB nacional. 

O recém-lançado Fact Sheet, elaborado pela EPE, apresenta uma análise simplificada sobre a viabilidade econômica da produção de metanol utilizando gás natural como matéria-prima. Este tipo de análise é importante porque hoje o país importa volumes crescentes deste importante produto químico. Parte significativa do metanol é utilizada para produzir o biodiesel, um biocombustível muito relevante para descarbonizar o transporte de cargas no país. 

Este tipo de estudo, ajuda a reduzir a assimetria de informação ao trazer de forma estruturada informações sobre a cadeia industrial do metanol e do custo de gás necessário para viabilizar novos empreendimentos deste produto químico no país. Ao fazer esses estudos a EPE gera importantes insumos para subsidiar políticas públicas rumo a uma transição energética brasileira aderente às potencialidades e vantagens competitivas do país, observando à segurança energética, competitividade e sustentabilidade. 

Em um cenário marcado pela busca por alternativas sustentáveis e competitivas, o Fact Sheet da EPE emerge como uma ferramenta para apoiar o processo decisório no desenvolvimento de políticas para o setor energético do país.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

Lançamento do Fact Sheet de CCS em Reservatórios Salinos

21/06/2024 - A seleção de sítios para armazenamento geológico de carbono é fundamental para a transição energética, a mitigação de impactos ambientais e o cumprimento das metas do Acordo de Paris. Projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS) e captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) tem como principais alvos, em todo o mundo, reservatórios de óleo e gás e reservatórios salinos profundos.

EPE na Macaé Energy 2024

14/06/2024 - ​11a130624 MACAE 02 HB.jpgA Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, foi convidada para fazer uma palestra no painel Energias em Foco - Caminhos da Transição, na primeira edição da Macaé Energy 2024, realizada de 11 a 13 de junho, no Royal Palace Macaé Hotel, em Macaé/RJ. Heloisa também participou do lançamento do Caderno de Transição e Integração Energética, realizado ontem (dia 12).

EPE publica documento sobre as Rodadas de Licitação no Mundo em 2024

14/06/2024 - A EPE traz neste estudo uma análise de leilões internacionais de blocos exploratórios de petróleo e gás ocorridos em 2023 e previstos para 2024. Além disso, analisa também a conjuntura do setor upstream da indústria do óleo e gás e as perspectivas de futuro, junto de panoramas específicos de países selecionados.

EPE participou do painel “CCS na estratégia de net zero nacional" no 2º Congresso CCS Tech Summit

05/06/2024 - A EPE participou do painel "CCS na estratégia de net zero nacional", nesta quarta-feira, durante o 2º Congresso CCS Tech Summit, que está sendo realizado nesta quarta e quinta-feira, no centro de convenções EXPO MAG, no Rio de Janeiro.

EPE publica nova edição do Caderno de Estudos sobre Preços Internacionais de Gás Natural

29/05/2024 - As mudanças recentes nas dinâmicas dos mercados de gás natural no mundo foram influenciadas por questões de armazenamento de gás natural, das condições climáticas e tensões geopolíticas, que corroboram o ambiente de incertezas quanto à demanda e à oferta desta commodity energética, evidenciando o desafio de previsibilidade dos seus preços no curto e no médio prazo pelas principais instituições que analisam o setor energético mundial.