Energia Elétrica

A EPE atua em uma série de estudos específicos envolvendo a expansão da Capacidade de Geração e Transmissão (como estudos sobre fontes específicas de geração, metodologia e cálculo da garantia física de projetos e estudos de planejamento em geral) e o consumo de Energia Elétrica no país. Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades.

Últimas Notícias da área de atuação

Sistemas Isolados – Coleta de Informações para o Planejamento do Ciclo 2024

15/05/2024 - A Portaria MME nº 59/2022 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Informações sobre Garantias Físicas

03/05/2024 - A EPE é responsável pelo cálculo e revisão de garantia física da geração, seguindo metodologias e critérios definidos pelo Ministério de Minas e Energia, e disponibiliza publicamente as notas técnicas que registram os cálculos realizados.

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresceu 4,6% em março, o maior consumo mensal de toda a série histórica. Temperaturas acima da média e clima mais seco favorecem o consumo, que cresce em todas as regiões do país

30/04/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 47.810 GWh em março de 2024, alta de 4,6% comparado a março de 2023. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

Últimas publicações da área de atuação

Sistemas Isolados – Coleta de Informações para o Planejamento do Ciclo 2024

A Portaria MME nº 59/2022 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano.

Boletim Anual de Transmissão 2023

A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade.

Nota Técnica “Efeitos Socioeconômicos municipais da construção de usinas hidrelétricas apoiadas pelo BNDES”

​Este trabalho, realizado em cooperação pela EPE e BNDES, apresenta uma avaliação dos efeitos na fase de construção de usinas hidrelétricas sobre indicadores socioeconômicos no nível local.