Exploração e Produção (E&P) de Petróleo e Gás Natural

A EPE é responsável por estudos referentes à avaliação da reserva e potencial de áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil, incluindo análises geológicas, econômicas e socioambientais, que resultam na previsão de produção de petróleo e gás natural, estimativas de investimentos e de equipamentos, entre outros.

No estudo Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás, publicado bienalmente, as bacias sedimentares brasileiras são avaliadas sob a perspectiva de análise de plays exploratórios, a fim de identificar e qualificar áreas efetivamente interessantes sob o ponto de vista de potencial petrolífero.

Com o objetivo de dar subsídios ao planejamento do setor de petróleo e gás natural, a EPE tem por atribuição identificar e quantificar os potenciais de recursos energéticos. São elaboradas curvas de previsão de produção para diversos tipos de recursos, tais como recursos descobertos em produção (reserva), recursos descobertos em avaliação (contingente), recursos não descobertos (contratados e não contratados). Desses estudos, é possível gerar informações para o gerenciamento da relação reserva e produção de hidrocarbonetos no Brasil.

A EPE também estima os investimentos para as atividades de E&P e a entrada em operação de novos equipamentos para viabilizar as produções.

No âmbito de estudos socioambientais estratégicos, estão sendo realizadas as primeiras Avaliações Ambientais de Áreas Sedimentares (AAAS), que buscam conciliar o desenvolvimento das futuras atividades de petróleo e gás natural com os aspectos socioambientais regionais. Essas avaliações são conduzidas por um grupo interministerial do qual a EPE participa e serão importantes para subsidiar ações governamentais e aumentar a segurança jurídica no Licenciamento Ambiental.