Abastecimento de Petróleo e seus Derivados

Os estudos da EPE na área de Abastecimento de Petróleo e seus Derivados incluem projeções de preços nacionais e internacionais, perspectivas de demanda mundial para os principais derivados, balanço nacional de oferta e demanda de petróleo e derivados e análise da infraestrutura logística, entre outros.

Em relação à projeção dos preços de petróleos e derivados, destaca-se o acompanhamento e análise da conjuntura da indústria petrolífera mundial e as perspectivas de evolução dos mercados internacionais do petróleo, incluindo aspectos geopolíticos, e sua influência no mercado nacional. 

São feitos estudos sobre a evolução da capacidade de processamento do parque de refino, da produção das unidades de processamento de gás natural (UPGNs), da produção e da demanda dos principais derivados e da evolução da qualidade e especificação dos combustíveis. A partir da demanda e da oferta são elaborados os balanços de petróleo e derivados no Brasil, sendo possível identificar os volumes importados e exportados. Os custos logísticos, a alocação da demanda em bases de distribuição e a avaliação da infraestrutura de transportes também são objetos de estudo da EPE.

A EPE publica semestralmente o Boletim de Conjuntura da Indústria do Petróleo, com análises da indústria petrolífera nacional e internacional, além das principais estatísticas e fatos relevantes, bem como o levantamento do panorama da indústria em determinada região ou país. . Além disso, realizam-se estudos sobre o marco regulatório de petróleo em países selecionados, tais como Angola, Indonésia, Irã, Cazaquistão, Azerbaijão, Colômbia, Venezuela, México e Brasil, entre outros.

Por fim, a EPE tem realizado estudos que visam a embasar iniciativas do MME sobre o abastecimento de combustíveis do País, em particular, destaca-se a participação na iniciativa Combustível Brasil.