Bases de Dados


A EPE, de maneira a cumprir com sua função institucional, gerencia e faz a manutenção de um amplo conjunto de bases de dados relacionadas ao planejamento da transmissão, que são usadas como ponto de partida não somente nos estudos elaborados pela EPE, mas também são disponibilizados como dados abertos, para livre utilização da sociedade, instituições governamentais, empresariais e organizações da sociedade civil. A descrição e os arquivos de cada uma dessas bases podem ser obtidos nos links abaixo.

Arquivos

​BASE DE DADOS

DESCRIÇÃO​

 REFERÊNCIA​

ARQUIVO​






Fluxo de potência


Arquivos de trabalho para estudos elétricos de fluxo de potência, em regime permanente, referentes ao Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE 2031. Os arquivos são disponibilizados no formato do programa ANAREDE, desenvolvido pelo CEPEL (versão 11.5.5).

Uma nota informativa sobre o conteúdo da base de dados também está disponível para leitura.







30/11/2021





​Curto-circuito

Arquivos no formato do programa ANAFAS do CEPEL, relativos ao PDE 2031. Uma Nota Explicativa sobre a base de dados também está disponível e sua leitura é recomendável.




30/11/2021


Nota Informativa:
Casos de Curto-circuito 


BDCC-EPE PDE 2031.ZIP

Transitórios eletromecânicos


Arquivos para estudos de transitórios eletromecânicos, referentes ao PDE 2031, no formato do programa ANATEM (CEPEL).

           

30/11/2021

Nota Informativa:
Casos de Estabilidade Eletromecânica

STAB-PD2031-NOV2021.zip




TUST-RB

Arquivos para o cálculo das Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) referentes ao PDE 2030, no formato do Programa Nodal v54. Constam da base os arquivos de rede elétrica (.DC), de custos de instalações (.TRA) e de usinas (.GER) associados a cada um dos ciclos tarifários que compõem o período decenal atual (horizonte: ciclo 2029-2030).




31/08/2021





Banco de Preços de Referência da Aneel


Planilhas de preço de referência da Aneel, com valores atualizados para Março/2021.
 

Um Informe Técnico contendo maiores informações sobre o processo de atualização deste banco está também disponível para leitura.




30/04/2021

* A EPE poderá vir a alterar os dados sempre que achar necessário, sem aviso prévio, uma vez que o planejamento é um processo dinâmico, cabendo aos agentes buscar a atualização mais recente para a realização de suas análises. O uso irresponsável ou inábil dos dados isenta a EPE de qualquer responsabilidade quanto aos resultados e suas consequências para o usuário.