Notícias

​Aqui você encontra uma seleção de notícias geradas pela assessoria de comunicação da EPE, com a finalidade de divulgar eventos, publicações, entre outros acontecimentos.

Filtrar

EPE promoveu um evento sobre o lançamento da Nota Técnica “Análise das experiências Estatais internacionais relativas à pobreza e justiça energética: Definições, indicadores, medidas e governança”

15/03/2024 - O evento do lançamento da Nota Técnica marca o vigésimo aniversário da lei de autorização da criação da empresa. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu um evento do lançamento da Nota Técnica, nesta sexta-feira,15, que foi escolhido para marcar o vigésimo aniversário da lei que autorizou a criação da EPE, com abertura feita pelo presidente da EPE Thiago Prado; Com participação do Consultor técnico Arnaldo dos Santos, Analista Vinicius Rosenthal da superintendência de Meio Ambiente, Diretor de Estudos Econômicos-Energéticos e Ambientais Thiago Ivanoski, superintendente de Meio Ambiente Elisangela Medeiros, superintendente de Estudo Econômicos Energéticos Carla Achão, com participação virtual da Assessora especial do Ministro de Minas e Energia Mariana de Assis e Diretor do departamento de Universalização e Políticas sociais de Energia Elétrica do MME André Luiz Dias de Oliveira.
Planejamento Energético Produtos/Publicações da EPE Comunicação e Imprensa (Clipping) Meio Ambiente Energia Elétrica

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.
Comunicação e Imprensa (Clipping) Economia de Energia Planejamento Energético Produtos/Publicações da EPE

Sistema AMA – Atualização da Lista de Equipamentos Aceitos

09/02/2024 - A EPE publica a atualização dos Equipamentos aceitos no Sistema AMA – Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas. Novos equipamentos que constam da lista já podem ser cadastrados no Sistema.
Produtos/Publicações da EPE Energia Elétrica

EPE e MME divulgam a programação de estudos de planejamento da transmissão para 2024

07/02/2024 - Programação prevê 30 levantamentos que contemplarão todas as regiões do Brasil, incluindo conexão de cargas de hidrogênio.
Produtos/Publicações da EPE Planejamento Energético Energia Elétrica

Resenha Mensal: temperaturas elevadas impulsionam o consumo de eletricidade em dezembro e bate recorde histórico pelo terceiro mês consecutivo

31/01/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 47.170 GWh em dezembro de 2023, alta de 9,1% em comparação com dezembro de 2022, o terceiro recorde consecutivo de consumo em toda a série histórica, desde 2004. Assim como em outubro e novembro, impulsionados pelas ondas de calor, os consumos das classes residencial e comercial registraram taxas de expansão de dois dígitos.
Produtos/Publicações da EPE Energia Elétrica

EPE publica o Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados – Ciclo 2023

25/01/2024 - O Planejamento do Ciclo 2023 avaliou 196 localidades que fazem parte dos Sistemas Isolados, a previsão de interligação desses sistemas ao SIN, as projeções de crescimento do mercado consumidor dessas localidades, os índices de perdas, bem como as necessidades futuras de atendimento até 2028.
Produtos/Publicações da EPE Planejamento Energético Energia Elétrica

EPE divulga PET/PELP - 2º Semestre de 2023

05/01/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) emitiu o Programa de Expansão da Transmissão (PET) e Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP) - 2º Semestre de 2023. O PET/PELP apresenta estatísticas referentes à expansão planejada, contextualizando os principais destaques dos estados, com informações sobre as próximas obras a serem licitadas e seus investimentos/benefícios, e proporciona ainda uma visão geral sobre os estudos de planejamento em andamento, a serem contemplados nas próximas edições do documento.
Planejamento Energético Produtos/Publicações da EPE Energia Elétrica

EPE divulga caderno "Desmistificando – Inventários Nacionais x Inventários Corporativos: Relações entre NDC brasileira e o licenciamento prévio de termelétricas"

03/01/2024 - O Caderno Desmistificando – Inventários nacionais x Inventários Corporativos: Relações entre NDC brasileira e o licenciamento prévio de termelétricas tem por objetivo delinear alguns conceitos importantes nessa discussão, eliminar mitos e propor um bom encaminhamento para a definição de exigências relacionadas às emissões de GEE por termelétricas no licenciamento prévio, de forma que tais medidas sejam razoáveis e possíveis de serem cumpridas pelas empresas que atuam em projetos termelétricos e ao final, possam contribuir para um cenário de menor emissão do país no futuro.
Produtos/Publicações da EPE Meio Ambiente

EPE encerra 2023 com importantes avanços no estudo de um novo bipolo

02/01/2024 - Em dezembro de 2023, importantes marcos do cronograma do "Estudo de Expansão das Interligações Regionais - Parte III: Expansão da Capacidade de Exportação da Região Nordeste" foram alcançados.
Produtos/Publicações da EPE Planejamento Energético Energia Elétrica Comunicação e Imprensa (Clipping)

EPE publica aprimoramento na metodologia de estimação de geração de microgeradores e minigeradores fotovoltaicos distribuídos

28/12/2023 - A partir dos dados anonimizados fornecidos pela Neoenergia, a EPE identificou que a geração real de MMGD está acima do calculado pela metodologia atual. No estado da Bahia, a geração real supera a estimativa em 33%, em média. Em São Paulo e Pernambuco, a geração real é cerca de 22% superior, em média.
Comunicação e Imprensa (Clipping) Produtos/Publicações da EPE Planejamento Energético Energia Elétrica