A EPE elaborou Nota Técnica apresentando os cálculos e as premissas que embasaram as projeções, para o ano de 2023, dos preços dos combustíveis líquidos usados na geração de energia elétrica em Sistemas Isolados e usinas da Região Sul, com o objetivo de dar suporte à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em sua previsão orçamentária da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).
O preço que os geradores dos Sistemas Isolados pagam pelo combustível é composto por: preço de realização dos produtores ou importadores, tributos federais, margem de distribuição, custo da adição obrigatória de biocombustível, tributos estaduais e custo de suprimento à localidade. Nesta publicação, são descritas as premissas adotadas para a projeção, os elementos que compõem os preços dos combustíveis são analisados e suas especificidades são discutidas para cada Unidade Federativa. Os resultados permitem reflexão e ampla utilização para os planejamentos energético e orçamentário do Brasil.
Além da geração de energia nos Sistema Isolados, a CCC também reembolsa o valor do combustível das usinas termelétricas a carvão mineral nacional, incluindo o valor do combustível secundário necessário para assegurar a operação da usina. Por isso, foram incluídos no relatório os custos dos combustíveis líquidos para as usinas da Região Sul.