Projeções de Preço do Petróleo: 2021-2030 em Inglês

RIO DE JANEIRO – O ano de 2020 foi marcado pela pandemia, levando a uma volatilidade significativa na demanda, oferta e preços de petróleo. O combate ao vírus e a crise econômica que se seguiu levaram a apelos a programas de recuperação direcionados a uma economia menos intensiva em carbono, tendo como pano de fundo o combate ao aquecimento global. Isso levaria inevitavelmente a um pico na demanda de petróleo e a preços mais baixos no futuro previsível.

No entanto, substituir completamente o petróleo de vários setores é caro e difícil e, para muitos casos, ainda requer mais investimentos em tecnologias e produção em massa de soluções alternativas. A demanda de petróleo irá, portanto, se recuperar, embora gradualmente, e isso exigirá mais investimentos exploratórios. Estes terão de ser superiores aos níveis de investimento atuais. Isso provavelmente aumentará os preços, de modo a incentivar esses investimentos necessários.

A demanda provavelmente permanecerá alta até que novas tecnologias de baixo carbono se tornem mais competitivas e mais facilmente disponíveis em todo o planeta. Isso não deve acontecer nos próximos dez anos. Os preços devem, portanto, tender a aumentar para um nível de Brent de US$80/b nos próximos anos.​