A deficiência de infraestrutura logística limita o abastecimento de combustíveis de um país, podendo resultar em aumento de custos na cadeia produtiva e na perda de competitividade de outros setores da economia. Uma visão estratégica para os setores de infraestrutura é determinante para a garantia de continuidade do crescimento econômico nacional. Nesse sentido, os estudos desenvolvidos no âmbito do Plano Indicativo de Oleodutos (PIO) – ciclo 2021/2022 buscam o aperfeiçoamento da análise dos fluxos logísticos de abastecimento de derivados de petróleo, através do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental de projetos de oleodutos de transporte e sistemas associados com vista ao atendimento às demandas nacionais existentes. Complementarmente, o documento evidencia os principais desafios a serem superados na movimentação de combustíveis no Brasil.
As perspectivas são de que o PIO se constitua em um processo sistemático e periódico de suporte à expansão do transporte dutoviário nacional e do planejamento energético brasileiro. A ampliação do acesso à informação sobre potencialidades de empreendimentos neste segmento, incluindo as avaliações de condicionantes socioambientais e propostas de traçados, base do Plano Indicativo de Oleodutos, auxiliam na promoção de investimentos em dutos de transporte de combustíveis no Brasil, revertendo-se na redução dos custos de movimentação de produtos e estímulo à competitividade no mercado nacional.