Plano Indicativo de Oleodutos – Análise Socioambiental aplicada ao ciclo 2021/2022

​A Nota Técnica apresenta a análise socioambiental dos empreendimentos incluídos no ciclo 2021/2022 do Plano Indicativo de Oleodutos (PIO). No documento são descritos os principais elementos socioambientais presentes nas áreas referenciais estabelecidas para os terminais e nas regiões de passagem dos traçados e corredores de estudo definidos para os oleodutos.

Essa Nota Técnica faz parte de um conjunto de produtos que vêm sendo elaborados no âmbito desse ciclo do PIO. Em dezembro de 2021 foram publicados o Caderno com a Caracterização geral do projeto e a Nota Técnica com Metodologia aplicada nesse ciclo. Em junho de 2022 será publicado o documento com a análise de viabilidade técnico-econômica.

Os estudos realizados no âmbito do Plano Indicativo de Oleodutos contemplam prognósticos de longo prazo que auxiliarão no embasamento de propostas de políticas públicas, com possíveis repercussões na estratégia nacional para a expansão da oferta de energia, visando o atendimento da demanda de combustíveis.