Planejamento 2024 para os Sistemas Isolados (SISOL)

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) acaba de publicar os resultados do Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados – Ciclo 2024, trazendo uma nova abordagem e formato mais acessível ao público, mantendo a qualidade a profundidade das análises. 

O documento é fruto das informações fornecidas pelas distribuidoras em 2024, conforme a Portaria MME nº 59/2022, e das análises da EPE, que nesse ciclo avaliou o atendimento a 175 localidades isoladas na região Norte, além da ilha de Fernando de Noronha, totalizando cerca de 2,6 milhões de pessoas. 

A publicação do Planejamento do Ciclo 2024 é um marco para a EPE e para o setor elétrico, consolidando um esforço de cada distribuidora para enfrentar os desafios das regiões isoladas. Mais do que atender às demandas energéticas, o planejamento do SISOL busca alinhar desenvolvimento econômico, sustentabilidade e acesso à energia em áreas isoladas, além de orientar ações que garantam a segurança energética. 

Um exemplo desses esforços é a publicação das diretrizes pelo MME para o "Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados, de 2025" (Portaria Normativa GM/MME n. 92, de 21 de novembro de 2024), com base nos estudos de planejamento. Pela primeira vez, será exigido um percentual mínimo de fontes renováveis nos projetos, alinhando-se aos compromissos de sustentabilidade do Brasil. 

Destaca-se ainda o lançamento do portal PASI, um importante trabalho da EPE entregue à sociedade neste ano, com diversas informações de mercado, custos e contratos do SISOL. Esse portal é mais uma ferramenta para disseminar informações sobre os sistemas isolados a todos os interessados, complementando as informações do Planejamento do SISOL e apresentando dados de forma mais dinâmica.