Paper Combined Wind and Solar Auctions

Está disponível abaixo o documento (em inglês) com os resultados da Parceria Energética Brasil-Alemanha[1], coordenada pelo BMWi (Ministério de Economia e Energia da Alemanha) e MME (Ministério de Minas e Energia do Brasil), sobre o tema Combined wind-solar auctions, no qual a EPE representou o Brasil. O lançamento foi realizado no dia 18/05, em um webinar, onde foram apresentados e debatidos os resultados, e cujo link para a gravação também se encontra disponível.  

Participaram da cooperação, pelo lado do Brasil, a EPE, o MME, a consultoria MRTS, que ficou responsável pela compilação do documento, e representantes da academia. Participaram pelo lado alemão o BMWi, GIZ e outros consultores envolvidos na temática, e ainda como convidada, a Índia, com a Solar Energy Corporation of India (SECI). 

O relatório final se trata de um artigo conjunto relatando as experiências dos 3 países (Brasil, Alemanha e Índia) em leilões e usinas híbridas, com recomendações para o avanço do tema. 

A gravação do webinar de lançamento está disponível aqui.

[1] Desde 2008, os governos brasileiro e alemão colaboram em uma parceria na área de energia liderada pelo Ministério Federal de Economia e Energia (BMWi), pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). No Brasil, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH foi designada como o secretariado da Parceria Energética Brasil-Alemanha.