Panorama do Biometano - Setor Sucroenergético

​Esta publicação reúne informações sobre o biometano proveniente de resíduos da produção e do processamento da cana-de-açúcar, abordando diversas dimensões que caracterizam o momento dessa fonte energética no Brasil.

O biometano é um combustível gasoso derivado da purificação do biogás, que, por sua vez, é produzido pela decomposição anaeróbia da matéria orgânica. O setor sucroenergético, de contribuição consolidada para a oferta de energia com o etanol e a bioeletricidade, detém o maior potencial de produção de biogás e biometano de resíduos no país.

Desenvolvido em parceria da EPE com o Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás, instituição de referência no desenvolvimento da cadeia do biogás, o "Panorama do Biometano – Setor Sucroenergético" revela uma indústria nascente, mas com diversos projetos em implementação e um crescimento acelerado.

O estudo identifica três setores – agropecuário, industrial e distribuidoras de gás canalizado – que podem impulsionar o desenvolvimento do biometano e apresenta algumas das movimentações de mercado no país e no exterior. Fundamentando as perspectivas de expansão da fonte, nota-se o avanço da regulação e das políticas públicas no reconhecimento e na valorização do biometano, o que contribui para a viabilidade dos projetos. O documento é finalizado com um olhar para o futuro, abordando novas tecnologias associadas ao biometano e um resumo das oportunidades e desafios no setor.