Nova versão da Ferramenta para Avaliação de Viabilidade de Ônibus Elétrico

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) disponibiliza a nova versão da ferramenta para avaliação técnico-econômica de ônibus elétricos urbanos municipais lançada em 2019.

Esta versão foi desenvolvida utilizando a linguagem de programação R e o pacote Shiny para construção de aplicações interativas para internet. Novas funcionalidades foram implementadas em relação à versão anterior, onde destacam-se a possiblidade de uso em Português, Inglês ou Espanhol e a possibilidade de realizar o download dos parâmetros da sua simulação em arquivos de planilha Excel (.xlsx). Além disso, não é mais necessário realizar download de arquivo nem possuir o Excel instalado.

O processo de aprimoramento da ferramenta levou em conta a interação e contribuição de diversos agentes da sociedade, como universidades, órgãos do governo e sociedade civil. Por meio desse processo participativo ressaltamos novamente que ferramentas para a avaliação de alternativas tecnológicas não se resumem a estimular a adoção de novas tecnologias. Elas buscam identificar as principais variáveis envolvidas no uso de cada alternativa e permitem ao usuário verificar a sua viabilidade técnico-econômica, reduzindo assim a assimetria de informação envolvida no problema.

​Acesse a ferramenta

Nota Técnica de Avaliação Técnico-Econômica de Ônibus Elétrico no Brasil

​O documento tem como principal objetivo avaliar a viabilidade técnico-econômica da substituição de ônibus urbanos movidos a diesel por modelos equivalentes elétricos, que utilizam bateria. A análise da alternativa de ônibus elétricos com bateria se deveu ao fato desta tecnologia proporcionar emissões locais nulas, o que tem se revelado fundamental para a melhoria da qualidade do ar em diversas áreas urbanas, além de contribuir para a diversificação da matriz energética nacional. 

O estudo apresenta os motivadores e os principais aspectos da discussão sobre a adoção de ônibus elétricos, destacando itens relativos à aquisição e à operação das alternativas tecnológicas. Além disso, aborda uma proposta de como avaliar as alternativas de motorização a diesel e elétrica nos ônibus e apresenta os diversos parâmetros que devem ser considerados nesta análise. 

Tal avaliação de viabilidade da substituição tecnológica baseia-se em modelagem bottom-up paramétrica apoiada em dados apresentados pelos principais agentes atuantes nesta temática. Os resultados são apresentados por meio de indicadores financeiros de projetos, tais como a TIR, Payback, VPL, além do custo total de propriedade (Total Cost of Ownership - TCO, na sigla em inglês).