Nota Técnica “Expansão das Interligações Regionais - Diagnóstico Inicial”

A nota técnica Nº EPE-DEE-NT-072/2021-r0 documenta os resultados da Parte I do estudo "Expansão das Interligações Regionais", previsto na programação de estudos da EPE para o ano 2021. 

O objetivo do estudo foi prover um diagnóstico inicial das interligações regionais, no horizonte de longo prazo, com foco específico na interligação entre as regiões Norte/Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste, considerando a evolução da carga e a expressiva expansão da oferta de geração, predominantemente renovável, prevista para ocorrer ao longo dos próximos anos, na região Nordeste. 

As avaliações apresentadas na nota técnica foram realizadas com base nos casos de referência do PDE2030, considerando as projeções de demanda informadas pelos agentes de distribuição, na ocasião de sua elaboração. Foram adicionados, nos casos de estudo, os montantes de geração associados a empreendimentos que venderam energia nos leilões mais recentes do Ambiente de Contratação Regulado (ACR) e empreendimentos com Parecer de Acesso e CUST assinado, no Ambiente de Contratação Livre (ACL), até a data de referência de 19/04/2021. Adicionalmente, foram considerados dois cenários de expansão da geração indicativa nas regiões Norte/Nordeste, baseados nos Cenários de Referência e Superior, do Plano de Expansão da Geração do PDE2030. 

Uma das principais mensagens do documento é a necessidade de expansão da capacidade de exportação máxima da região Nordeste, bem como da capacidade de exportação simultânea das regiões Norte e Nordeste, a fim de possibilitar a eliminação de restrições elétricas e o pleno escoamento dos excedentes de geração regionais, no horizonte de longo prazo.

A segunda parte do estudo, que se inicia no mês de julho, consistirá na análise de alternativas técnicas que provejam a expansão necessária, culminando na recomendação de ampliações da rede de transmissão capazes de integrar, com segurança, o potencial de geração prospectado e prover maior confiabilidade para o atendimento a demanda do SIN, no horizonte de longo prazo.