Mobilizing Investment for Clean Energy in Brazil Country Deep Dive

​Ao longo dos anos de 2021 e 2022, a Empresa de Pesquisa Energética, o Fórum Econômico Mundial (WEF) e o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID)  desenvolveram uma parceria com objetivo de explorar oportunidades para o Brasil potencializar investimentos em energia sustentável como parte da iniciativa Brasil Deep Dive.

Ao longo de oito meses, a iniciativa contou com a colaboração de mais de 50 partes interessadas brasileiras dos setores públicos e privado para identificar barreiras, mitigar riscos, bem como identificar soluções para estimular investimento em algumas áreas estratégicas do setor elétrico brasileiro: modernização de hidrelétricas, geração distribuída e sistemas isolados.

O documento intitulado "Mobilizing Investment for Clean Energy in Brazil  Country Deep Dive" apresenta um resumo das principais discussões feitas pelos diversos agentes que participaram da inciativa. Dentre os resultados apresentados estão propostas de ações que poderão servir de base para futuras iniciativas de política, de planejamento energético, regulação e de atuação do setor privado.

Ao longo do processo a EPE além de participar das discussões, se envolver ativamente da organização e articulação das atividades da iniciativa, também desenvolveu em 2021 o material de apoio "Financiamento para a Transição Energética no Brasil: instrumentos e recursos" para contribuir nas discussões.

Ao desenvolver essa iniciativa, a EPE busca cumprir com um de seus objetivos estratégicos de fortalecer o diálogo com múltiplos agentes do setor energético e demais partes interessadas, buscando consensos na promoção da transição energética nacional.


Novo Tópico

Estudos de apoio