Informe Técnico - O papel das cidades no uso da energia

​Considerando a importância que a temática Cidades Inteligentes e Sustentáveis terá para compreender o futuro do uso de energia, a EPE lança sua série de informes técnicos no qual se debruça sobre estes e outros questionamentos, nos trazendo insumos importantes para o debate com a sociedade. 

Série “O papel das cidades no uso da energia"

O primeiro Informe da série é:  "O que são cidades inteligentes e sustentáveis?" e o segundo informe, que descrevemos a seguir,  é: "Iniciativas nas cidades para o uso inteligente da energia".

Dentre as oportunidades que os centros urbanos podem propiciar, destaca-se a possibilidade de obter melhor educação, recursos e serviços do que o campo pode oferecer para desenvolver os seus indivíduos (Glaeser, 2011), mesmo com a recente expansão das redes de comunicação e mídias digitais para cidades menores e áreas rurais.

A energia é uma componente fundamental nesse processo e se destaca pelas diferentes formas como as pessoas podem utilizá-la no dia a dia das cidades para diversas finalidades. No entanto, os desafios de adequação do seu uso têm sido colocados ao longo do tempo, seja pela escassez de fornecimento (via oferta) ou pelo crescimento paulatino da demanda nos núcleos urbanos.

Atualmente, o desafio de transição do sistema energético para uma economia de baixo carbono passa a adicionar diversos aspectos muito presentes no ambiente urbano. Dentre eles, a economia circular, a eficiência energética nas edificações, o uso de recursos energéticos distribuídos (RED) e a adaptação da mobilidade urbana despontam como algumas das principais formas de promoção da inteligência no uso da energia nas cidades. Deve-se reconhecer que em uma "cidade inteligente" a adoção de tecnologia deve tornar as cidades mais sustentáveis, melhorando a qualidade de vida de sua população.