Visando uma busca sistemática e uniforme das melhores combinações de locais para os reservatórios em uma determinada área de interesse e considerando as facilidades proporcionadas pelos geoprocessamentos realizados nos programas de Sistema de Informação Geográfica (SIG), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) desenvolveu as ferramentas GeoUHR I e GeoUHR II, ambas dentro do software ArcGIS, capazes de identificar e mapear os locais topograficamente favoráveis à implantação de UHR, de forma automática. A partir desses resultados, o interessado poderá efetuar a análise das opções mapeadas, avaliar outros aspectos específicos da área (socioambientais, acessos e outros), confirmar a potencialidade do local para se implantar a UHR, para então definir o arranjo geral e efetuar o pré-dimensionamento das obras e equipamentos.
A GeoUHR I identifica locais para UHR de circuito aberto e semiaberto, em que os dois ou um dos reservatórios (superior e inferior) são formados pelo barramento de cursos d'água, enquanto a GeoUHR II identifica locais para UHR de circuito fechado, em que os dois reservatórios estão fora de cursos d'água.
As ferramentas utilizam um Modelo Digital de Elevação (MDE) fornecido pelo usuário, e permitem a inclusão de outras camadas de informações georreferenciadas como áreas urbanas, áreas de proteção ambiental e reservatórios existentes, auxiliando a identificação dos locais mais interessantes às UHR. Além disso, permite que o usuário defina critérios de busca estabelecendo os parâmetros limite: a distância máxima (L) e o desnível mínimo (H) entre os reservatórios e a relação L/H máxima, sinalizadora da economicidade do arranjo.
Na versão 1.0 das ferramentas era possível as executar apenas nas versões 10.7 ou mais recentes do ArcGIS. Agora as ferramentas estão sendo lançadas na versão 1.1, que permite que elas sejam executadas em versões do ArcGIS, a partir da 10.5.1.