Estudo de integração de fontes renováveis variáveis na matriz elétrica do Brasil

O estudo aborda a integração das fontes renováveis variáveis sob a óptica dos aspectos tecnológicos, de procedimento de rede, de estudos energéticos e elétricos, metodológicos e de ferramentas de planejamento para sistemas elétricos, incluindo resultados de um estudo de caso hipotético que realizou uma análise eletroenergética do SIN para um horizonte futuro, sob a ótica da segurança e confiabilidade, utilizando metodologias e ferramentas analíticas de estado-da-arte sob o paradigma da massiva inserção de fontes renováveis variáveis na matriz elétrica.

Os seguintes produtos estão disponíveis para download:

Produto 1 – Estudos de Procedimentos de Rede: Analisa os procedimentos de rede utilizados no Brasil comparando-os com os procedimentos adotados em países com matrizes elétricas semelhantes a do Brasil, sugerindo possíveis melhorias, quando assim necessárias. 

Produto 2 – Estudos Energéticos: Por meio de uma análise energética, sugere uma matriz de geração de energia elétrica considerando custos de investimentos, custos operacionais, fatores de capacidade, correlações entre as fontes, reservas energéticas, custo de transmissão etc. para atender uma carga hipotética.  

Produto 3 – Estudos Elétricos: Apresenta uma análise, sobre os aspectos da segurança e qualidade, da energia elétrica fornecida pelo portifólio de geração sugerido no Produto 2. 

Produto 4 - Estudos Metodológicos: Apresenta as metodologias utilizadas no desenvolvimento do estudo. 

Produto 5 – Estudos Tecnológicos: Apresenta uma perspectiva de evolução tecnológica e de custos de fontes de energia elétrica, tecnologias de armazenamento, dispositivos eletrônicos etc que são utilizadas como subsídios para a elaboração da matriz de energia de geração no Produto 2.  

Produto 6 – Relatório Final: Resume os principais resultados e conclusões dos produtos de 1 a 5.

Resumo Executivo (Inglês)

Resumo Executivo (Português)

Download dos arquivos: