Estudo de atendimento a Niterói, Magé e São Gonçalo

Foi emitido em 23/10/2019 o relatório "Estudo de atendimento a Niterói, Magé e São Gonçalo ", elaborado pelas equipes de Transmissão de Energia e Meio Ambiente da EPE. O estudo contemplou extensas análises para determinação da infraestrutura de transmissão necessária para o atendimento aos mercados consumidores dessas regiões, que suprem cerca de 2,8 milhões de habitantes e possuem uma previsão de demanda máxima de 2.110 MW em 2034.

As análises resultaram na recomendação de implantação de uma nova subestação de fronteira e de linhas de transmissão em 345 kV, que interligarão a região metropolitana de São Gonçalo ao eixo 345kV Adrianópolis – Macaé. Estas obras permitirão o pleno atendimento ao mercado consumidor da região e trarão maior confiabilidade e qualidade ao atendimento elétrico das regiões. Estima-se que o programa de obras exigirá investimentos totais da ordem de R$ 380 milhões, referentes a 100 km de novas linhas de transmissão, uma nova subestação de rede básica e expansões na rede existente.

A publicação do estudo, disponível neste link, visa fornecer maior transparência, consistência e confiabilidade ao processo de planejamento da expansão da transmissão.