O Fact Sheet sobre Bio-CCS compila informações relevantes, de forma visual e sintética, para introduzir os principais conceitos sobre o tema.
A captura e armazenamento de CO2 de origem na biomassa (Bio-CCS) é uma das possibilidades de atendimento ao Acordo de Paris e contribuir para conter o aquecimento global abaixo de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais. Ao realizar a estocagem de um carbono absorvido da atmosfera pela fotossíntese, Bio-CCS pode ser caracterizada como uma tecnologia de emissões negativas que está combinada à geração de energia ou de biocombustíveis.
O Brasil possui indústrias com alto potencial para Bio-CCS, como a produção de etanol de cana-de-açúcar e milho, cujos processos geram CO2 em alta pureza.
O documento ilustra o ciclo do carbono na bioenergia e sua associação à captura de carbono, ressaltando que a avaliação adequada desses sistemas deve considerar o ciclo de vida. Outros temas abordados são os custos de captura, projetos ao redor do mundo e os desafios para se avançar no desenvolvimento de Bio-CCS.