Biocarvão (Biochar) - Produto para mitigar as mudanças climáticas e fortalecer a agricultura regenerativa na produção de biocombustíveis

​O Fact Sheet sobre biocarvão (biochar, em inglês) visa apresentar informações relevantes sobre o tema, de forma visual e sintética, para introduzir e disseminar os principais conceitos.

O biocarvão é um produto sólido com elevada concentração de carbono, altamente estável e resistente à decomposição biológica. É obtido a partir da pirólise da biomassa, um processo termoquímico caracterizado pelo aquecimento da matéria-prima a altas temperaturas na ausência de oxigênio. Esse processo rompe moléculas da biomassa e reorganiza as ligações químicas para formar o biocarvão, como também outros compostos concentrados em carbono, por exemplo os bio-óleos e gases de síntese que podem ser reaproveitados para fins energéticos. 

O biocarvão se diferencia do carvão vegetal principalmente devido à sua aplicação como corretivo de solos agrícolas, capaz de aumentar a produtividade e reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da biomassa que, de outra forma, se decomporia rapidamente.