Atlas da Eficiência Energética Brasil 2021

​Este documento tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores. Em 2020 foi publicado o primeiro "Atlas da Eficiência Energética no Brasil – Relatório de Indicadores" – com a análise até o ano 2018. Este documento atualiza e complementa, de forma mais sintética, o primeiro relatório com dados até o ano 2020, consolidando o quinto ciclo de trabalho da EPE na elaboração do banco de dados de indicadores de eficiência energética.

Esta edição do Atlas da Eficiência Energética possui um capítulo especial sobre o

Transporte rodoviário de Cargas e a comparação do caso brasileiro com países selecionados. Trata-se de mais um resultado da cooperação entre a EPE e a Agência Internacional de Energia - IEA.

Esse capítulo apresenta a evolução do transporte rodoviário nacional e sua relevância para a matriz energética do País. O Brasil é comparado com outros países através de indicadores chave, com exemplos de tecnologia e opções de políticas para melhorar a eficiência energética e mitigar as emissões do setor.