Atlas da Eficiência Energética Brasil 2020

Este documento tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores. Em 2020 foi publicado o primeiro "Atlas da Eficiência Energética no Brasil – Relatório de Indicadores" – com a análise até o ano 2018. Este documento atualiza e complementa, de forma mais sintética, o primeiro relatório com dados até o ano 2019. O presente documento consolida o quarto ciclo de trabalho da EPE na elaboração do banco de dados de indicadores de eficiência energética.

Este relatório possui dois capítulos especiais. O primeiro se refere a uma análise mais detalhada da indústria de cimento no Brasil, resultado da cooperação entre EPE, Agência Internacional de Energia (IEA) e o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC). Neste capítulo é apresentada uma análise nacional e internacional do subsetor industrial de cimento, com um foco especial nos avanços em eficiência energética e mitigação de emissões de carbono.

O segundo capítulo explora os impactos da crise da pandemia do Covid-19 e medidas relacionadas ao consumo e eficiência energética em diferentes setores econômicos do Brasil. Também é o resultado de uma cooperação detalhada sobre dados e políticas entre a EPE e a IEA. ​