Usinas Híbridas: EPE publica análise qualitativa de temas regulatórios e comerciais

Visando ampliar e aprofundar a discussão sobre as chamadas “usinas híbridas”, a EPE publica a Nota Técnica nº EPE-DEE-NT-011/2018-r0, que aborda o assunto sob o enfoque regulatório e comercial, analisando os impactos e benefícios das combinações entre fontes energéticas. 

São propostas definições para diferentes tipos de arranjos, com variados graus de integração entre fontes. Busca-se assim identificar os obstáculos à inovação tecnológica ou a oportunidades de negócios e mapear possíveis medidas para a viabilização dessas soluções.

Além da Nota Técnica, está disponível também um Informe (em Português e Inglês) que traz o conteúdo resumido, para uma leitura mais rápida e acessível.

Esse estudo complementa a Nota Técnica nº EPE-DEE-NT-025/2017-r01, publicada em abril de 2017, na qual foi apresentada uma proposta metodológica e estudos de caso de avaliação da geração de usinas híbridas eólico-fotovoltaica.

Nota Técnica nº EPE-DEE-NT-011/2018-r0
Informe - Usinas Híbridas
Report - Hybrid Power Plants


Notícias Relacionadas

Consultas públicas do PDE 2035 e do PNE 2055 são prorrogadas

16/03/2026 - O Ministério de Minas e Energia (MME) prorrogou o prazo das consultas públicas que subsidiarão o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2035 e o Plano Nacional de Energia (PDE) 2055, dois dos principais instrumentos de planejamento do setor energético brasileiro. Elaborados pela EPE, vinculada ao MME

EPE realiza reunião técnica com delegação de CEOs da Total Energies para apresentação do panorama energético do Brasil

13/03/2026 - A EPE realizou, no dia 13 de março de 2026, uma reunião técnica com uma delegação internacional de executivos da TotalEnergies, em visita ao Brasil para conhecer o panorama do setor energético nacional e o funcionamento de suas instituições.

EPE apresenta dados e promove debate sobre financiamento da transição e inovação energética

11/03/2026 - O financiamento da transição e inovação energética foi tema de evento realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) na última quinta-feira, 5, em seu escritório-central no Rio de Janeiro. A programação incluiu o lançamento InvesTE e a apresentação dos dados atualizados da plataforma inova-e

EPE participa da criação da estratégia brasileira de dados energéticos em workshop do MME e da IEA

04/03/2026 - Contribuindo para fortalecer o sistema nacional de dados energéticos, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, nos dias 2 e 3 de março, do Workshop de Stakeholders "Cocriação de uma Estratégia de Dados Energéticos do Brasil", promovido pelo MME e pela IEA em Brasília

Resenha Mensal: em janeiro, o consumo nacional de eletricidade teve a terceira alta consecutiva. Residências puxam o consumo, comércio e outros também consomem mais

27/02/2026 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.104 GWh em janeiro de 2026, aumento de 4,1% comparado a janeiro de 2025. É a terceira alta consecutiva no consumo nacional.