EPE realiza reunião técnica com delegação de CEOs da Total Energies para apresentação do panorama energético do Brasil

​Publicado em 13 de março de 2026

totalEnergies-03-2026.jpg

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) realizou, no dia 13 de março de 2026, uma reunião técnica com uma delegação internacional de executivos da TotalEnergies, em visita ao Brasil para conhecer o panorama do setor energético nacional e o funcionamento de suas instituições. 

A apresentação foi conduzida pela diretora Heloisa Borges, no auditório da EPE, com a participação da assessora Aline Santos, do diretor Thiago Ivanoski, do assessor da presidência Gustavo Naciff, do consultor Charles de Mello e do analista de pesquisa energética Francisco Victer. A delegação, denominada Learning Expedition in Brazil, foi organizada pelo diretor-gerente da Hopten, Eric Montigné, e contou com 33 participantes de 13 nacionalidades. 

Durante a reunião, a EPE apresentou um panorama do setor energético brasileiro, destacando suas características estruturais, seu potencial energético e os desafios associados à expansão da oferta e da infraestrutura. Também foram abordados o papel da empresa no apoio técnico ao Ministério de Minas e Energia e seus principais instrumentos de planejamento de longo prazo, como o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) e o Plano Nacional de Energia (PNE), que orientam o desenvolvimento do setor energético brasileiro. 

O encontro permitiu debater temas estratégicos relacionados à transição energética justa e inclusiva, mobilidade e descarbonização sob a perspectiva brasileira, além de destacar a importância do planejamento energético de longo prazo para garantir segurança energética, competitividade econômica e atração de investimentos. 

A visita integra uma série iniciativas que contribuem para o fortalecimento do diálogo técnico, a disseminação de conhecimento e a consolidação da EPE como referência nacional e internacional na análise e no planejamento do setor energético. 


Notícias Relacionadas

EPE apresenta dados e promove debate sobre financiamento da transição e inovação energética

11/03/2026 - O financiamento da transição e inovação energética foi tema de evento realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) na última quinta-feira, 5, em seu escritório-central no Rio de Janeiro. A programação incluiu o lançamento InvesTE e a apresentação dos dados atualizados da plataforma inova-e

EPE participa da criação da estratégia brasileira de dados energéticos em workshop do MME e da IEA

04/03/2026 - Contribuindo para fortalecer o sistema nacional de dados energéticos, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, nos dias 2 e 3 de março, do Workshop de Stakeholders "Cocriação de uma Estratégia de Dados Energéticos do Brasil", promovido pelo MME e pela IEA em Brasília

Resenha Mensal: em janeiro, o consumo nacional de eletricidade teve a terceira alta consecutiva. Residências puxam o consumo, comércio e outros também consomem mais

27/02/2026 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.104 GWh em janeiro de 2026, aumento de 4,1% comparado a janeiro de 2025. É a terceira alta consecutiva no consumo nacional.

EPE publica o Roadmap de Microrredes para Sistemas Isolados no Brasil

26/02/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética, em parceria com o Itaipu Parquetec, publica o Roadmap de Microrredes para Sistemas Isolados no Brasil. O estudo avalia a aplicação de microrredes em sistemas isolados do Brasil, integrando análises técnicas, econômicas, regulatórias e socioambientais.

EPE e MME lançam a Nota Técnica “Análise socioambiental das fontes energéticas do PDE 2035”

24/02/2026 - A Nota apresenta a análise socioambiental para cada uma das fontes energéticas que abrange a oferta elétrica e energética planejada. Na análise, são discutidos os principais benefícios, o sistema existente e a expansão prevista para cada uma das fontes.