MME e EPE publicam primeiro Caderno do PDE 2031

A primeira etapa do PDE 2031 consiste em definir as premissas demográficas e econômicas que subsidiarão as projeções de demanda e oferta de energia no horizonte decenal. 

Construir cenários econômicos é um trabalho altamente complexo, sobretudo em um contexto de elevada incerteza decorrente da pandemia da Covid-19, que continua impactando a economia global e nacional. 

Neste caderno, a partir de um conjunto de premissas gerais para a evolução da população e dos domicílios brasileiros e para a economia mundial, são descritos três cenários para a economia nacional: um cenário de referência, considerado o de maior probabilidade, e dois cenários alternativos – inferior e superior – desenvolvidos a partir da sensibilidade do comportamento das variáveis consideradas chave para o crescimento econômico no curto e médio prazo. Em cada um dos cenários, são analisadas as evoluções esperadas para as principais variáveis macroeconômicas, bem como a dinâmica dos setores econômicos ao longo dos próximos dez anos. 

A opção pela construção de cenários alternativos configura uma estratégia para lidar com o ambiente incerto, permitindo mapear diferentes resultados para o crescimento econômico a fim de garantir o aproveitamento das oportunidades futuras e o melhor gerenciamento dos riscos no processo de planejamento da expansão da oferta de energia.

Acesse o Caderno de Economia


Notícias Relacionadas

EPE recebe delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil

10/05/2024 - Em 06 de maio de 2024, a EPE recebeu uma delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil, em particular políticas e iniciativas de descarbonização do Brasil visando o net-zero, bem como o papel da nuclear na transição energética.

EPE divulga Nota Técnica "Roadmap para o fortalecimento da resiliência do setor elétrico em resposta às mudanças climáticas – Revisão Bibliográfica”

10/05/2024 - As questões relacionadas às mudanças climáticas vêm trazendo transformações na produção da energia, nos hábitos de consumo, na economia, na legislação e, consequentemente, na forma de planejar o sistema energético. Nesse sentido, projeções climáticas e seus potenciais impactos estão sendo discutidos e avaliados no planejamento de longo prazo do setor, auxiliando no desenvolvimento de um sistema capaz de manter suas funções em cenários adversos. Diante disso, a partir de uma revisão bibliográfica, esse trabalho pretende compreender melhor as relações entre as mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro. Com isso, espera-se formar uma base de conhecimento fundamental para aprofundar estudos e avaliações com foco em aumentar a resiliência do sistema.

EPE marca presença na OTC em Houston

06/05/2024 - A delegação da EPE formada pelo Presidente Thiago Prado, pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, e por sua Assessora, Aline Santos, está em Houston (EUA) para representar a EPE num dos maiores eventos da indústria petrolífera global: a Offshore Technology Conference (OTC), que está sendo realizada em Houston (EUA), de 6 a 9 de maio.

Fact Sheet da EPE Avalia Preços do Gás Natural para Produção de Metanol

03/05/2024 - O recém-lançado Fact Sheet, elaborado pela EPE, apresenta uma análise simplificada sobre a viabilidade econômica da produção de metanol utilizando gás natural como matéria-prima. Este tipo de análise é importante porque hoje o país importa volumes crescentes deste importante produto químico. Parte significativa do metanol é utilizada para produzir o biodiesel, um biocombustível muito relevante para descarbonizar o transporte de cargas no país.

Informações sobre Garantias Físicas

03/05/2024 - A EPE é responsável pelo cálculo e revisão de garantia física da geração, seguindo metodologias e critérios definidos pelo Ministério de Minas e Energia, e disponibiliza publicamente as notas técnicas que registram os cálculos realizados.