Lançamento do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031

A Empresa de Pesquisa Energética esteve presente na cerimônia de assinatura e lançamento do Plano Decenal de Expansão de  Energia (PDE) 2031, no dia 06/04, promovida pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Representada pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, o Diretor de Estudos de Energia Elétrica, Erick Rego, e o Diretor de Estudos Econômicos e Energéticos, Giovani Vitória Machado, a EPE participou da Mesa Técnica para esclarecimentos sobre o plano. O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e Paulo Cesar Domingues, secretário da SPE, assinaram a Portaria de aprovação. 

Elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE),  sob as diretrizes com o apoio do Ministério de Minas e Energia, o PDE indica as perspectivas da expansão do setor de energia no horizonte de dez anos (2022 – 2031).

O ministro ressaltou sobre a maior participação da sociedade nesta edição, com colaboração de mais de 50 instituições, e destacou conteúdos inéditos presentes no atual PDE, como o projeto para a nova Usina Nuclear e um capítulo sobre o uso de Hidrogênio no Setor Energético.

A EPE compôs a Mesa Técnica, na sessão de perguntas e respostas do evento, e trouxe esclarecimentos sobre a malha de gasoduto, que será melhor discutida no PIG 2022, e o uso de energia renovável.

Acesse, na íntegra, o novo Plano Decenal de Expansão de  Energia (PDE) 2031 aprovado conforme Portaria Normativa n. 40/GM/MME, de 06 de abril de 2022.

IMG-20220406-WA0033.jpg


IMG-20220407-WA0019.jpg




Notícias Relacionadas

Lançamento do Fact Sheet de CCS em Reservatórios Salinos

21/06/2024 - A seleção de sítios para armazenamento geológico de carbono é fundamental para a transição energética, a mitigação de impactos ambientais e o cumprimento das metas do Acordo de Paris. Projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS) e captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) tem como principais alvos, em todo o mundo, reservatórios de óleo e gás e reservatórios salinos profundos.

EPE publica o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2024

19/06/2024 - NO ANO DE COMEMORAÇÃO dos 20 anos da Empresa de Pesquisa Energética - EPE e, em cumprimento ao estabelecido em sua lei de criação, a EPE apresenta ao público mais uma edição do Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2024 – ano base 2023, documento que contém as informações consolidadas sobre quanto e como se usou energia no Brasil em 2023.

EPE lança versão em inglês do Webmap EPE

19/06/2024 - ​A EPE agora disponibiliza a versão em inglês do Webmap EPE, visando tornar as informações mais relevantes sobre o setor energético brasileiro acessíveis ao público estrangeiro.

EPE participa do III SINTRE - Seminário Internacional de Transmissão de Energia Elétrica

10/06/2024 - No dia 07 de junho, a EPE marcou presença no III Seminário Internacional de Transmissão de Energia (SINTRE), no painel "Inovação Tecnológica", que teve foco em sistemas de transmissão em corrente contínua (HVDC).

Atualização do boletim trimestral da energia eólica

03/06/2024 - O Boletim da Energia Eólica foi atualizado com dados do primeiro trimestre de 2024. Nas 3 regiões do nordeste brasileiro (Pernambuco, Litoral Nordeste e Interior Nordeste), a densidade de potência do vento foi abaixo da média histórica (jan/2017 – mar/2024) para os 3 primeiros meses do ano, com exceção do mês de fevereiro no Interior do Nordeste. No Rio Grande do Sul a densidade de potência observada no mês de janeiro foi próxima a média histórica, seguida por um fevereiro acima da média e um mês de março abaixo da média.