Lançamento do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031

A Empresa de Pesquisa Energética esteve presente na cerimônia de assinatura e lançamento do Plano Decenal de Expansão de  Energia (PDE) 2031, no dia 06/04, promovida pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Representada pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, o Diretor de Estudos de Energia Elétrica, Erick Rego, e o Diretor de Estudos Econômicos e Energéticos, Giovani Vitória Machado, a EPE participou da Mesa Técnica para esclarecimentos sobre o plano. O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e Paulo Cesar Domingues, secretário da SPE, assinaram a Portaria de aprovação. 

Elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE),  sob as diretrizes com o apoio do Ministério de Minas e Energia, o PDE indica as perspectivas da expansão do setor de energia no horizonte de dez anos (2022 – 2031).

O ministro ressaltou sobre a maior participação da sociedade nesta edição, com colaboração de mais de 50 instituições, e destacou conteúdos inéditos presentes no atual PDE, como o projeto para a nova Usina Nuclear e um capítulo sobre o uso de Hidrogênio no Setor Energético.

A EPE compôs a Mesa Técnica, na sessão de perguntas e respostas do evento, e trouxe esclarecimentos sobre a malha de gasoduto, que será melhor discutida no PIG 2022, e o uso de energia renovável.

Acesse, na íntegra, o novo Plano Decenal de Expansão de  Energia (PDE) 2031 aprovado conforme Portaria Normativa n. 40/GM/MME, de 06 de abril de 2022.

IMG-20220406-WA0033.jpg


IMG-20220407-WA0019.jpg




Notícias Relacionadas

EPE publica Instruções de Cadastramento para Sistemas de Armazenamento Hidráulico de Energia

16/10/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) dá mais um passo na preparação para a participação dos Sistemas de Armazenamento Hidráulico de Energia (SAH) nos leilões do setor elétrico, com a publicação das Instruções para Solicitação de Cadastramento e Habilitação Técnica desses empreendimentos.

EPE e OLACDE assinam acordo de cooperação para fortalecer o planejamento energético regional

15/10/2026 - A EPE e a OLACDE assinaram, no dia 6 de outubro, um acordo de cooperação durante a XI Semana da Energia, realizada em Santo Domingo, na República Dominicana. A parceria busca fortalecer as atividades do CRPE, ampliando a colaboração técnica, o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento de iniciativas conjuntas entre os países da região.

EPE publica Projeções dos Preços dos Combustíveis Líquidos para Atendimento aos Sistemas Isolados em 2027

15/10/2026 - A atual conjuntura de sobreoferta de petróleo e a readequação do parque de refino global às guerras no Irã e Ucrânia tendem a fazer preços caírem dos patamares atuais. Os tributos devem acompanhar a inflação, com baixo impacto sobre os preços finais.

EPE e MME debatem desafios da expansão da transmissão no quarto módulo de capacitação

15/10/2026 - A EPE e o MME realizaram, nos dias 8 e 9 de outubro, em Brasília o quarto módulo do Programa de Formação em Planejamento Energético e Atuação da EPE. A capacitação foi conduzida por Luiz Lorentz, da Superintendência de Transmissão de Energia (STE/DEE).

EPE participa da XI Semana da Energia em debates sobre desafios do planejamento energético

15/10/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da XI Semana da Energia, promovida pela Organização Latino-Americana e Caribenha de Energia (OLACDE), entre os dias 6 e 9 de outubro de 2026, em Santo Domingo, na República Dominicana.