Lançamento do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031

A Empresa de Pesquisa Energética esteve presente na cerimônia de assinatura e lançamento do Plano Decenal de Expansão de  Energia (PDE) 2031, no dia 06/04, promovida pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Representada pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, o Diretor de Estudos de Energia Elétrica, Erick Rego, e o Diretor de Estudos Econômicos e Energéticos, Giovani Vitória Machado, a EPE participou da Mesa Técnica para esclarecimentos sobre o plano. O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e Paulo Cesar Domingues, secretário da SPE, assinaram a Portaria de aprovação. 

Elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE),  sob as diretrizes com o apoio do Ministério de Minas e Energia, o PDE indica as perspectivas da expansão do setor de energia no horizonte de dez anos (2022 – 2031).

O ministro ressaltou sobre a maior participação da sociedade nesta edição, com colaboração de mais de 50 instituições, e destacou conteúdos inéditos presentes no atual PDE, como o projeto para a nova Usina Nuclear e um capítulo sobre o uso de Hidrogênio no Setor Energético.

A EPE compôs a Mesa Técnica, na sessão de perguntas e respostas do evento, e trouxe esclarecimentos sobre a malha de gasoduto, que será melhor discutida no PIG 2022, e o uso de energia renovável.

Acesse, na íntegra, o novo Plano Decenal de Expansão de  Energia (PDE) 2031 aprovado conforme Portaria Normativa n. 40/GM/MME, de 06 de abril de 2022.

IMG-20220406-WA0033.jpg


IMG-20220407-WA0019.jpg




Notícias Relacionadas

EPE publica Nota Técnica de “Avaliação do Recurso Eólico Offshore”

18/08/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publica a Nota Técnica NT EPE/DEE/SGR/073/2026-R0 – Avaliação do Recurso Eólico Offshore: Bases de Dados Disponíveis e Clusterização de Regiões, que apresenta uma avaliação do recurso eólico offshore no Brasil. O estudo busca aprimorar o conhecimento sobre esse potencial energético a partir de bases de dados públicas, por meio da análise, agregação e representação dos dados de vento em regiões com características homogêneas de recurso.

EPE lança Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2025; artigo especial enfoca biometano

14/08/2026 - A Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis – Ano Base 2025 – é uma Nota Técnica elaborada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que sintetiza os principais acontecimentos, tendências e indicadores que marcaram o mercado de combustíveis renováveis no Brasil ao longo de 2025. A publicação busca apoiar o planejamento energético e ampliar a compreensão dos fatores que influenciam o desempenho do setor de biocombustíveis.

EPE participa de sessão sobre energias renováveis no Brasil e na América Latina no Senado Federal

14/08/2026 - No dia 10 de agosto, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou de sessão temática sobre energias renováveis no Brasil e na América Latina no Senado Federal. O debate teve como objetivo discutir as políticas públicas que dizem respeito ao tema e a liderança brasileira no setor diante do contexto global.

Webinário da UFRJ analisará Nota Técnica da EPE sobre seleção de áreas para eólicas offshore

14/08/2026 - Na próxima quarta-feira, 19, o Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel/UFRJ) realizará o webinar “Energia eólica offshore: análise da Nota Técnica sobre critérios para seleção de áreas" com a participação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

EPE debate gás natural e biometano no Brasil em evento do CE Brasil

14/08/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou do evento "Gás Natural e Biometano no Brasil: Regulação, Integração Energética e Oportunidades do Mercado", realizado no dia 13 de agosto, na sede do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (CE Brasil), em São Paulo.