Resenha Mensal: consumo de eletricidade retrai em março pelo segundo mês consecutivo. Todas as classes consomem menos, outros consumos e residências lideram a queda

​Publicado em 30 de abril de 2026

A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 48.886 GWh em março de 2026, queda de 2,3% comparado a março de 2025. Esta é a segunda queda mensal consecutiva no consumo nacional. As classes residencial, industrial, comercial e outros, com forte influência do consumo rural, tiveram reduções no consumo de 2,6%; 1,3%; 0,4% e 6,4%; respectivamente. Regionalmente, Norte (+9,0%), Nordeste (+0,4%) e Centro-Oeste (+0,2%) expandiram o consumo; enquanto Sul (-1,7%) e Sudeste (-5,5%) tiveram contração. O consumo nacional acumulado nos últimos 12 meses foi de 566.242 GWh, sem variação relevante na comparação com igual período anterior.

Quanto ao ambiente de contratação, o mercado livre, com 21.887 GWh, respondeu por 44,8% do consumo nacional de energia elétrica em março de 2026, com crescimentos de 2,4% no consumo e de 23,6% no número de consumidores, na comparação com março de 2025. O Norte foi a região que mais expandiu o consumo (+12,5%) e teve também o maior aumento no número de consumidores livres (+37,4%). Já o mercado regulado das distribuidoras, com 26.999 GWh, que respondeu por 55,2% do consumo nacional, teve queda no consumo de 5,8% e aumento no número de consumidores de 1,7% em março de 2026. No mercado regulado, somente o Norte registrou expansão do consumo (+5,8%), enquanto a região Centro-Oeste teve o maior aumento no número de consumidores cativos (+2,3%). Após a abertura do mercado livre para todos os consumidores do grupo A (alta tensão) em janeiro de 2024 (portaria do MME 50/2022), houve migração para o ACL de 26 mil consumidores em 2024 e outros 19 mil em 2025. Segundo o relatório de migração para o ACL da ANEEL, referente a março de 2026, estima-se que quase 10 mil consumidores migrem para o mercado livre em 2026.

​Acesse a mais recente edição da Resenha e ouça o Podcast​​​​.

Notícias Relacionadas

EPE publica Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo de agosto de 2026

21/08/2026 - As projeções das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo indicam um aumento na demanda nacional por combustíveis líquidos e gás liquefeito de petróleo (GLP): são esperados 3,6 bilhões de litros adicionais em 2026 e outros 3,7 bilhões de litros em 2027.

Na 3ª Semana Regulatória do ONS, EPE discute desafios regulatórios e resiliência climática

20/08/2026 - No dia 19 de agosto, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) esteve presente no “Diálogo com o Setor", realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em Brasília como parte de sua 3ª Semana Regulatória. Ao redor do tema “O Setor Elétrico Brasileiro: Desafios regulatórios para a transformação energética", o evento trouxe painéis sobre configurações regulatórias e resiliência climática.

EPE publica Nota Técnica de "Avaliação do Recurso Eólico Offshore"

18/08/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou nesta terça-feira, 18, a Nota Técnica NT EPE/DEE/SGR/073/2026-R0, "Avaliação do Recurso Eólico Offshore: Bases de Dados Disponíveis e Clusterização de Regiões", estudo que amplia o conhecimento sobre o potencial eólico offshore brasileiro por meio da análise de bases de dados públicas e da identificação de regiões com características homogêneas de vento.

EPE lança Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2025; artigo especial enfoca biometano

14/08/2026 - A Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis – Ano Base 2025 – é uma Nota Técnica elaborada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que sintetiza os principais acontecimentos, tendências e indicadores que marcaram o mercado de combustíveis renováveis no Brasil ao longo de 2025. A publicação busca apoiar o planejamento energético e ampliar a compreensão dos fatores que influenciam o desempenho do setor de biocombustíveis.

Webinário da UFRJ analisará Nota Técnica da EPE sobre seleção de áreas para eólicas offshore

14/08/2026 - Na próxima quarta-feira, 19, o Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel/UFRJ) realizará o webinar “Energia eólica offshore: análise da Nota Técnica sobre critérios para seleção de áreas" com a participação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).