IEA Workshop: Mercado de Gás Natural no Brasil

Dia 22, foi o primeiro dos três dias de evento do IEA Brazil Gas Workshop 2019 Towards Modern Transmission & Distribuition Services in Brazil Modernização de serviços de transporte e distribuição no Brasil. A EPE participou com duas apresentações, pela manhã, o Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, José Mauro Coelho, falou sobre os destaques do recém publicado Plano de Gasodutos e sobre o tema "Transmission Grid Expansion Needs" e a Analista de Pesquisa Energética, Ana Claudia S. Pinto, apresentou o tema "The Prospects for Underground Gas Storage in Brazil". O workshop que tem parceria com o MME e com a EPE, acontece na sede no MME, em Brasília e termina logo mais, às 18h.

WorkshopAIE.jpg


WhatsApp Image 2019-10-23 at 09.35.05.jpeg

WhatsApp Image 2019-10-23 at 15.56.50.jpeg

Durante a abertura participaram representantes da EPE, MME, ANP e o Ministério da Economia. O presidente da EPE, Thiago Barral agradeceu a oportunidade de trabalhar em equipe com as instituições presentes a fim de contribuir para promover um mercado de gás natural que seja aberto, dinâmico e competitivo. "E que seja, sobre tudo, fonte para o desenvolvimento econômico do país. Gostaria de ressaltar, também, que desde a associação do Brasil à Agência, em 2017, a pauta de colaboração da EPE e do MME tem se adensado significativamente, abrangendo, hoje, além do gás nutural, integração de fontes renováveis no setor elétrico, desenho de mercados, biocombustíveis, inovação no setor de energia, e eficiência energética. Sempre olhando a expertise em planejamento energético que o Brasil possui com a visão global da agência", discursou Barral. 

Esta é parte da segunda fase da cooperação AIE/Brasil em matéria de gás natural. A primeira fase da cooperação ocorreu em 2018, após o Brasil associar-se à Agência, em 2017, juntando-se a outros países como a China, Índia, Indonésia, Marrocos, Singapura, África do Sul e Tailândia. O resultado foi a publicação do relatório “Towards a Competitive Natural Gas Market in Brazil”, que pode ser acessado aqui. A programação completa do evento está disponível no portal do MME




Notícias Relacionadas

Painel: Novo Mercado de Gás - Mossoró Oil & Gás Expo 2020

26/11/2020 - Heloisa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo Gás e Biocombustíveis da EPE, palestrou ontem (25/11) no Painel: Novo Mercado de Gás, dentro da programação da Mossoró Oil & Gás Expo 2020, em Mossoró, RN.

Workshop - Sistema AMA - Usos e experiências

25/11/2020 - A EPE convida a todos para o III Workshop do Sistema AMA, desta vez em formato virtual. O evento será realizado no dia 08/12/2020 das 8h30 às 12h00.

EPE participa da Mossoró Oil & Gás 2020

24/11/2020 - Na noite de ontem a EPE, representada por Heloísa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, DPG, participou, representando a EPE, da solenidade de abertura do Mossoró Oil & Gás 2020, em Mossoro, RN. Presentes a solenidade estavam, dentre outras autoridades, Gutemberg Dias (Presidente REDEPETRO RN) Zeca Melo (Superintende do SEBRAE RN) Marcelo Magalhães (Vice-Presidente ABPIP) Karine Fragoso (Diretora-geral ONIP) Ludimilla Oliveira (Reitora UFERSA) Vilmar Pereira (Vice-Presidente FIERN) Jean Paul Prates (Senador) (participação virtual Google Meet) Rafael Moura (Diretor-Geral ANP) (Participação virtual google meet) José Mauro (Secretário Nacional de Petróleo, Gás e Biocombutíveis) e Fátima Bezerra (Governadora do RN).

EPE publica o Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG 2020

19/11/2020 - O documento tem por objetivo apresentar as análises realizadas pela EPE quanto aos gasodutos de transporte que podem vir a ser implementados nos próximos anos no Brasil.

Novo Caderno do PDE 2030: Preços Internacionais de Petróleo e Derivados

18/11/2020 - O mais recente estudo suplementar do Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 (PDE 2030), desenvolvido pela Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da EPE, em conformidade com diretrizes do MME, apresenta as projeções dos preços internacionais de petróleo, bem como de seus principais derivados (óleo diesel, querosene de aviação, gasolina, nafta, gás liquefeito de petróleo e óleo combustível).