IEA Workshop: Mercado de Gás Natural no Brasil

Dia 22, foi o primeiro dos três dias de evento do IEA Brazil Gas Workshop 2019 Towards Modern Transmission & Distribuition Services in Brazil Modernização de serviços de transporte e distribuição no Brasil. A EPE participou com duas apresentações, pela manhã, o Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, José Mauro Coelho, falou sobre os destaques do recém publicado Plano de Gasodutos e sobre o tema "Transmission Grid Expansion Needs" e a Analista de Pesquisa Energética, Ana Claudia S. Pinto, apresentou o tema "The Prospects for Underground Gas Storage in Brazil". O workshop que tem parceria com o MME e com a EPE, acontece na sede no MME, em Brasília e termina logo mais, às 18h.

WorkshopAIE.jpg


WhatsApp Image 2019-10-23 at 09.35.05.jpeg

WhatsApp Image 2019-10-23 at 15.56.50.jpeg

Durante a abertura participaram representantes da EPE, MME, ANP e o Ministério da Economia. O presidente da EPE, Thiago Barral agradeceu a oportunidade de trabalhar em equipe com as instituições presentes a fim de contribuir para promover um mercado de gás natural que seja aberto, dinâmico e competitivo. "E que seja, sobre tudo, fonte para o desenvolvimento econômico do país. Gostaria de ressaltar, também, que desde a associação do Brasil à Agência, em 2017, a pauta de colaboração da EPE e do MME tem se adensado significativamente, abrangendo, hoje, além do gás nutural, integração de fontes renováveis no setor elétrico, desenho de mercados, biocombustíveis, inovação no setor de energia, e eficiência energética. Sempre olhando a expertise em planejamento energético que o Brasil possui com a visão global da agência", discursou Barral. 

Esta é parte da segunda fase da cooperação AIE/Brasil em matéria de gás natural. A primeira fase da cooperação ocorreu em 2018, após o Brasil associar-se à Agência, em 2017, juntando-se a outros países como a China, Índia, Indonésia, Marrocos, Singapura, África do Sul e Tailândia. O resultado foi a publicação do relatório “Towards a Competitive Natural Gas Market in Brazil”, que pode ser acessado aqui. A programação completa do evento está disponível no portal do MME




Notícias Relacionadas

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.

EPE destaca oportunidades de investimento no setor energético durante a OTC 2025

06/05/2025 - Em apresentação realizada durante a Offshore Technology Conference (OTC 2025), uma das principais conferências globais do setor de energia, a Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, destacou o papel estratégico do Brasil como potência energética e destino atrativo para investimentos no contexto da transição energética global.

Abertas as inscrições para participação presencial nos workshops sobre as planilhas de dados da Chamada Pública de Informações para o PNIIGB

28/04/2025 - Entre os dias 5 e 8 de maio, a EPE vai receber os diversos agentes do setor de gás natural e biometano em seu escritório do Rio de Janeiro para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao preenchimento dos dados.