EPE realizará Tomada de Subsídios para avaliação da possibilidade de aplicação da tecnologia HVDC-VSC no SIN

​Hoje, 21 de dezembro, de 2023, a EPE inicia uma importante etapa prevista no contexto do "Estudo de Expansão das Interligações Regionais - Parte III: Expansão da Capacidade de Exportação da Região Nordeste", em curso.

Esta etapa consiste na realização de Tomada de Subsídios junto aos fabricantes de equipamentos da indústria HVDC, com o objetivo de avaliar a possibilidade de adoção de novas tecnologias que possam contribuir para aperfeiçoamento do desempenho do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A Tomada de Subsídios será realizada em dois estágios sequenciais, com os seguintes objetivos:

  1. Obtenção de informações atualizadas sobre a viabilidade de aplicação da tecnologia HVDC-VSC no sistema brasileiro, considerando os condicionantes técnicos de projeto que serão apresentados; e

  2. Obtenção de contribuições para a modelagem genérica de sistemas HVDC-VSC com linhas aéreas, que seja capaz de representar de forma simplificada, porém realista, o desempenho desses sistemas em regime nominal e em situações pós-falta (ex.: curto-circuito na linha CC).

A realização dessa Tomada de Subsídios é fundamental para garantir que a eventual recomendação da nova tecnologia nos estudos de planejamento seja segura, tanto do ponto de vista da capacidade de fornecimento competitivo da solução pelo mercado, como também do ponto de vista operacional, de modo que sua performance seja compatível com os critérios de desempenho preconizados para o planejamento e para a operação do SIN.

A Tomada de Subsídios contará com o apoio e participação do MME e do ONS.


Notícias Relacionadas

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.